Não se preocupe: o jiu-jitsu entra

Final de tarde de uma terça-feira, chovia em Goiânia e eu estava a caminho do treino quase bati meu carro umas três vezes. Estava meio aérea sem entender muito bem o que se passava dentro de mim.

Cheguei ao treino, cumprimentei o mestre, dei aquele “oi” geral para o restante da galera e fui para o aquecimento. Comecei a rolar, rolei sem força, sem vontade, estava ali sem saber muito bem o porquê tinha decidido ir. No fim do treino, um dos meninos que tinha rolado comigo me acompanhou até o carro e disse: “hoje foi o seu melhor rola, hoje sem dúvidas você mostrou o seu jiu-jitsu”. Naquele momento, eu comecei a chorar, chorava porque eu estava destruída por dentro, chorava porque na hora do rola eu estava tão dentro de mim que não percebia os movimentos que fazia, chorava porque não entendia como eu poderia ter ido tão bem em um dia que eu estava tão mal.

Fui embora e fiquei refletindo sobre tudo aquilo, sobre o meu estado de espírito e o que eu tinha conseguido mostrar no treino e cheguei à seguinte conclusão: a gente se cobra muito, fica cobrando uma evolução constante do nosso jiu-jitsu para no final ele mostrar que sempre esteve ali, mas que só aparece quando a gente relaxa e deixa fluir.

Naquele dia, eu passei por um processo de autoconhecimento muito forte, tinha despertado algumas lembranças e libertado alguns monstros. Aquele dia eu só queria sumir e isso ficou nítido porque eu simplesmente fluí, fluí sem medo, sem cobrança e sem querer ser melhor que ninguém, fluí por mim, dentro de mim! Não mostrei meu jiu-jitsu, ele se mostrou para mim, ele me confortou no dia mais caótico da minha vida, lá eu entendi o estilo de vida que o jiu-jitsu prega e a importância desse esporte na minha vida.

Assim, eu início minha participação aqui, contando para vocês sobre o dia mais intenso da minha vida. Sobre o dia em que o jiu-jitsu me acolheu e eu entendi que cobrança em excesso só serve para deixar o coração cheio de ansiedade e te levar à frustração.

Relaxa, o jiu entra e quando você menos espera ele se mostra!

Oss,
Bia Tomielo.

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não