Amigo esparadrapo


Dor! 

Uma das primeiras coisas que descobrimos quando começamos a treinar são as dores. Uma dor no pescoço aqui, uma lesãozinha no cotovelo ali. Aprendemos a distinguir os joelhos entre o bom e o ruim (quando é um só que está ruim está ótimo!).  

Lesões nos dedos são uma das mais comuns. Você fez aquela pegada dominante, “cabulosa”, o colega sabe que é ruim pra ele, vai lá e estoura, nunca vai só a pegada, os dedos vão junto. E como dói! Uma semana sem conseguir segurar num kimono de novo. 

Por esse motivo, muitos utilizam do nosso amigo esparadrapo nos treinos. Aí você chega para treinar e fica meia hora enrolando esparadrapo nos dedos. Vai treinar quase igual uma múmia. Mas você já parou para pensar se o esparadrapo ajuda mesmo? Ou você coloca só porque a maioria dos lutadores famosos usam? Seu mestre usa, ou aquele colega competidor que ganha tudo usa? Sempre tem uns colegas que usam porque acham “estiloso” (risos). 

Sobre os dedos 

Os dedos não possuem muitos músculos, eles se movimentam por ação de tendões ligados aos músculos dos antebraços. Esses tendões executam os movimentos de extensão (quando você estica o dedo) e flexão (quando você o dobra).  

A lesão que estamos falando é gerada quando a mão se encontra em máxima flexão, dedos dobrados com muita força (atleta fazendo pegada forte), e ocorre uma extensão forçada (quando o colega estoura a pegada).

Em alguns casos essa força pode até fazer o tendão se soltar da falange, o que seria uma lesão grave com necessidade de cirurgia. Mas quando o tendão sofre essa força e não se solta ele fica ligeiramente inflamado, e isso causa a dor. 

Usando o esparadrapo: vantagens e desvantagens (riscos) 

Essa inflamação no tendão faz com que nós não consigamos dobrar o dedo direito, e quando dobra ele não faz uma pegada forte. Quando insistimos e ocorre outra lesão por cima, isso piora bem o estado do dedo. Se o tendão não soltou de primeira, pode acabar soltando. Então para estabilizar as estruturas no dedo as pessoas passam o esparadrapo. 

Quais as vantagens? Primeiro que o dedo fica mais firme e ajuda a fazer uma pegada melhor mesmo com o dedo machucado. Segundo que não vamos perder o treino por causa do dedo. Terceiro que a estabilidade gerada dificulta que o dedo seja lesionado novamente (mas tudo tem limite, galera!) 

E as desvantagens? Bom, eu não chamaria de desvantagens e sim riscos. Existe o risco de que você coloque o esparadrapo muito apertado e então vai causar uma isquemia no dedo, ou seja, não vai chegar sangue lá, logo (eu sei que parece drástico, mas tem umas pessoas que são “duronas” e não se importam com o incomodo) pode até chegar a perder o dedo. 

Existe também a possibilidade de você colocar o esparadrapo de maneira errada e ele estar ali sem função. Você vai treinar com a confiança que ele está seguro e aí, ele rompe! 

E eu pensei aqui numa desvantagem de usar o esparadrapo, vocês podem achar graça e não acreditar, mas existem uns porquinhos que colocam os esparadrapos, eles soltam e aí o indivíduo não tem coragem de pegar e jogar no lixo, resultado: tatame sujo! Eca! 

Como usar o esparadrapo 

Quem for usar o esparadrapo deve tomar cuidado para não colocar ele errado, assim reduzir riscos em sua utilização.  

Colocando ele de qualquer forma, só enrolando em volta do dedo, ele fica soltando. Não vai ajudar em nada e ainda vai sujar o tatame (porquinhos, joguem no lixo o esparadrapo que soltou!).

Aqui vai uma imagem do processo para ficar mais simples de entender. 

Lembrando que: 

  • Não coloque simplesmente em volta do dedo (não vai ficar preso).
  • Use um comprimento e espessura do esparadrapo de acordo com seus dedos. Quanto a espessura, algumas pessoas gostam mais grosso e outras mais fino. Vá testando até encontrar seu modo preferido. 
  • Coloque ele firme, porém não pode prender a circulação (se seu dedo está vermelho e/ou latejando está apertado demais). 
  • Às vezes, se o seu dedo está torcido (entorse ou luxação do osso) vale a pena “imobilizar” esse dedo prendendo-o com o dedo do lado. Um dá suporte ao outro.  
  • Nunca coloque esparadrapo em volta do pulso. Se colocar sem apertar ele não tem função nenhuma e se colocar apertado vai prender a circulação sanguínea. Se está com o pulso machucado, use uma munhequeira para treinar. Lembrando que em competições o uso de munhequeiras é proibido assim como joelheiras e tornozeleiras também. 

 A verdade! 

Eu quero deixar claro que até hoje não ouvi falar de nenhum estudo científico que buscasse a verdade se o esparadrapo ajuda ou não a prevenir essa lesão nos dedos, ou que ajuda a recuperar mais rápido. O que se sabe é conhecimento empírico. 

No mundo do jiu-jitsu você vai ouvir falar que com certeza ajuda. Mas vamos levar em consideração que muita dessa propaganda pode ser só para você comprar aquele esparadrapo que é “feito pro jiu”, que é colorido, deixa você com uma aparência de competidor “casca grossa” e custa vários “temers” a mais que o esparadrapo da farmácia.  

A verdade é que para se prevenir essa lesão é necessário fortalecer os músculos flexores do antebraço. Fortalecer os tendões é difícil e demorado, mas os músculos do antebraço são fáceis de serem fortalecidos com exercícios simples. E com o tempo esses exercícios fortalecem também os tendões. Vou citar três opções para fortalecer esses músculos: 

  1. Bolinha de apertar
  2. Handgrip 
  3. Powerball

Esses três equipamentos são fáceis de ser encontrados. Os dois primeiros são de baixo custo e fáceis de serem usados. A Powerball já é um pouco mais cara e precisa de paciência para aprender a usar, mas vale muito a pena. 

Existem muitas outras formas de fortalecer esses músculos, principalmente com a musculação. Mas essas três me pareceram as mais simples e até quem não pratica musculação e tem pouco tempo pode usar. 

Fortaleçam seus antebraços e tenham menos lesões nos dedos, além ficar com aquela pegada que onde você segurar nem vai nascer mais cabelo (rs)!

OSS! 

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