Atleta da Semana: Nirvana Costa

Esta semana o quadro Atleta da Semana conversou com uma pequena jiujiteira, a Nirvana Costa. Nirvana tem 11 anos e treina jiu-jitsu desde os quatro anos de idade. Um dia esta menina simpática foi acompanhar o seu pai na academia e então a arte suave entrou em sua vida. Segunda a atleta, contudo, ela só começou a treinar com seriedade mesmo aos 6 anos de idade. Achamos lindo quando estas paixões saudáveis e edificantes são passadas de geração para geração. E só mostra o quanto bons exemplos em casa são seguidos pelos filhos e filhas.

A arte suave, como não poderíamos deixar de imaginar, trouxe transformações boas na vida da Nirvana. Com o treinamento, a atleta mirim aprendeu a ter mais disciplina. Segunda ela, aprendeu também a importância da responsabilidade e a procurar a fazer o que se ama.

Nirvana relatou para o BGM algo bastante interessante. Mesmo jovem e talentosa, a menina não consegue obter apoio para competições. Uma triste realidade que, de forma bastante geral, todos os praticantes da arte suave enfrentam. O incentivo financeiro e apoio é fundamental para qualquer atleta. Também ficamos felizes porque Nirvana não nos relatou nenhum caso de preconceito!

A finalização preferida de Nirvana é o armlock. E, como nós sabemos, estas posições que são mais básicas e que em geral são as primeiras a serem ensinadas nas academias, têm uma eficiência muito grande. Considerando o tempo que treina, o seu armbar deve ser realmente muito bom.

Duas vezes por semana Nirvana treina judô. E outras duas vezes ela treina jiu-jitsu. Considerando que a jovem atleta vem treinando há alguns anos, podemos ver um aspecto muito interessante desta geração. Uma formação em pé que também lhe ajudará muito na prática da arte suave no futuro. Naturalmente, hoje já ajuda também esta jovem competidora. Aos sábados, a menina faz o quinto treino da semana alternando entre as duas artes ou tendo treinos mistos.

Ela conta que sua alimentação é variada e inclui de tudo. Frutas e verduras aparecem de forma mais constante. E quando vai para o judô, seu pai ainda é bonzinho permitindo que a menina coma algum doce. Aproveita Nirvana! Pois quando for mais velha essa rotina deverá mudar um pouquinho! 😀

Perguntamos a Nirvana se alguma vez já enfrentou algum tipo de preconceito. Felizmente, a jovem atleta nos relatou que não. Considerando que o BGM trabalha tanto em prol de um meio esportivo mais justo, igualitário e humano, não poderíamos deixar de nos alegrar com a resposta da menina. Como seria esperado, entretanto, ela já enfrentou muitas dificuldades no esporte. Fato este que todos sabemos ser muito natural. E muitas outras ainda se apresentarão, mas a perseverança é o caminho.

Nirvana destacou para nós algumas conquistas que lhe enchem de orgulho e, entre elas, temos:

– Tri campeã do circuito Paulista de Jiu-jitsu da FPJJ,

– Campeã Sul-Americana de Jiu-jitsu da SJJSAF,

– Campeã Brasileira da CBJJ em 2017,

– Campeã Sul-Americana da CBJJE em 2017,

– Campeã Mundial da CBJJE em 2017.

Apesar de jovem, como podemos notar, a atleta já tem um excelente currículo no jiu-jitsu. Mas Nirvana quer mais! Ela tem a intenção de estar e se firmar entre as melhores. E ela tem tempo e talento para isso. Por enquanto, um dos seus objetivos é conseguir competir fora do país.

A menina nos destaca alguns de seus ídolos no esporte. Em sua listinha aparecem nomes como Michelle Nicolini, Marcus Buchecha, Gabriel Rollo e os irmãos Myao. Uma lista realmente de expressão.

Por último, Nirvana nos deixa uma bela mensagem.

Tem vontade, FAÇA; Tem um sonho, REALIZE; Tem objetivo, BUSQUE. Só você pode mudar a sua história!

Isso mesmo, Nirvana! Continue firme neste caminho! Você é jovem e talentosa! Nós do BGM estaremos acompanhando e torcendo por você e pelo crescimento do jiu-jitsu feminino no Brasil e em todo o mundo!

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não