Seja você a virada de jogo mais impressionante da sua vida!


Hoje é dia 1º de agosto, lá se vão mais da metade das oportunidades que você recebeu ao virar de ano. E como foram teus treinos, teus campeonatos, tua vida?

Difícil é separar, depois de um tempo, o jiu-jitsu das demais áreas de nossas vidas. Digo isto, porque se está triste, desmotivado, você vai perder tuas forças físicas, tua técnica, tua alegria durante o treino. Mas se estiver satisfeito(a) e realizado(a), chegará confiante ao tatame, acreditando que pode fazer uma boa luta.

Então, antes de gastar os meses restantes das oportunidades que você terá, te convido a fazer uma reflexão sobre encerrar alguns ciclos, excelência e sobre recomeçar!

Para começar, te sugiro fechar, claro, de maneira delicada, todas as portas que já não deseja mais entrar. Precisa ter maturidade para entender o que deve caminhar contigo e o que deve ficar lá atrás em relação a este segundo semestre. Tenha sensibilidade ao virar a página, pois o que fica lá atrás também tem seu valor e merece respeito na despedida. Pode ser uma mudança de academia ou velhos amigos de treino que, apesar de em um tempo terem tido seu valor, já não cabem mais como companheiros, pela pessoa que hoje você se tornou.

Sobre o que passou, tenha serenidade para compreender que tudo tem seu tempo. E não viva teus dias de maneira ansiosa, sem dormir, imaginando que teu colega está evoluindo mais que ti, que nos últimos campeonatos que participou apenas perdeu, que suas únicas medalhas têm sido as conquistadas por WO. Não viva de passado também, comparando teu mestre com o antigo, as posições que tinham outro nome, enfim, TODOS te ajudaram e influenciaram até hoje em teu crescimento dentro e fora do tatame. Tenha gratidão!

Gaste tempo se observando antes de seguir em frente! Observe teus hábitos. Você reclama até do aquecimento durante as aulas, mas teu sono é desregulado, tua alimentação é totalmente errada e você mais falta que vai na academia…. Aja! Pois o tempo acabará um dia, e teu hoje precisa de foco! De todos os tempos que temos, o único que não devemos ter é tempo a perder…

Se observe! Onde pode melhorar? Saiba quais foram teus avanços no esporte. Reflita e equilibre valor e humildade dentro de si. Entenda que ninguém é uma ilha. Teu ou tua colega, quando chega para treinar contigo, precisa de um alguém com gás, motivado(a), que também esteja ali dando tudo de si. Portanto, procure dar sempre tua melhor versão como lutador ou lutadora. Ajude-o(a) em suas respectivas falhas, dê principalmente apoio emocional, pois todos enfrentamos lutas diárias fora do tatame, e ninguém merece viver isolado.

Olhe para frente também! Encare este segundo semestre com garra! Não abaixe tua cabeça quando voltar para casa lembrando que não conseguiu finalizar alguém, que teu preparo físico só piora com o passar dos anos. Fixa teus olhos no horizonte e não desista!

Se fosse resumir meu desejo hoje para todos seria: trabalhe com excelência! Acredite, você nasceu para excelência! Temos o medo de não conseguirmos ser o bom suficiente em tudo que fazemos. Pois te falo com autoridade: não tenha medo de tuas performances, principalmente, quando for competir.

Mas não se obrigue a sempre vencer, a ser perfeito, a chegar numa competição e cravar aquele triângulo voador em teu oponente, vencendo a luta em menos de um minuto. Seja o teu melhor, mas o melhor que você pode ser, o melhor que você pode ser TODOS OS DIAS.

Talvez, ao ler até aqui, esteja motivado a começar esta terça-feira, 1º de agosto. Ao longo deste segundo semestre, talvez se surpreenda por situações que te deixarão desanimado. Vai querer mais ficar em “off” e largar o jiu-jitsu, se enganando, dizendo que é apenas por um pequeno período de tempo. Para estes dias quero dizer: não desista! Levante e recomece! E vou além: treine mais! Tire forças dos momentos de fraqueza. Você vai chegar lá!

Não dê pouca importância para tuas aulas. Repare nas orientações que recebe. Se atente a todos os movimentos que envolvem determinada finalização. Repita, incansavelmente, cada técnica aprendida, pois aí é a base de todo aprendizado. Lá na frente vai dar certo! E cuide para que, trabalhando exaustivamente, não chegue ao topo sozinho(a), para que quando tudo der certo tenha com quem dividir teu sucesso. A vida só vale a pena quando se tem mais um, ou dois, ou vários ao lado.

Abraço carinhoso! OSS!

Qual sua reação

Curtir Curtir
13
Curtir
Amei Amei
25
Amei
Haha Haha
1
Haha
uau uau
5
uau
Triste Triste
1
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 4

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Oi Aline,

      que bom que gostou do texto. Que ele tenha te motivado a ir além. Se não conhece esta arte suave, procure uma academia e faça uma aula experimental! Irá se surpreender com as mudanças físicas e emocionais em ti. Beijos!

  1. Às vezes, quase sempre, sinto que só estou deixando tempo passar e estragando todas as oportunidades que u poderia ter. O começo desse mês foi difícil, me decepcionei muito comigo mesma, mas teu post me ajudou bastante a reconhecer que só avaliar as falhas não me faz superá-las. Eu preciso acreditar em mim, ter foco e, literalmente, correr atrás. Obrigada pelo toque, ajudou muito. E avante nesse semestre, rumo à determinação.

    1. Oi Isabella!
      Todos temos momentos de menos fé. Isso não nos define. Não olhe pra trás, amarre sua faixa e vá ultrapassar teus limites! OSS!

Seja você a virada de jogo mais impressionante da sua vida!

log in

reset password

Voltar para
log in