Você já ouviu falar em Ginástica Natural?


É sempre legal ir atrás de outros exercícios para complementar os treinos de jiu-jitsu. Já falamos bastante sobre isso por aqui, contudo, nunca é demais mostrar as opções existentes para que você escolha aquela na qual possua melhor adequação. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre o método “ginástica natural”, que está ficando bastante conhecido por aí.

A ginástica natural foi criada pelo Álvaro Romano, e tem um quê de interessante para os jiujiteiros: o criador é praticante da arte suave e trabalha na ginástica natural muitos dos movimentos existentes no nosso jiu-jitsu. O interessante desse método é a não utilização de aparelhos de treino, usando o peso do próprio corpo para os exercícios, além de ser inspirada no movimento dos animais. Também envolve movimentos e controle de respiração da yoga, o que a torna muito mais completa por também trabalhar as técnicas de respiração. Segundo Guga Noblat em um artigo do site O Globo,

“(…) a Ginástica Natural possui exercícios que são elaborados de forma natural, buscando movimentos do homem primitivo como saltar, rolar, correr… Esquecidos pelo homem com a evolução da espécie. Tudo isso sem necessidade de equipamento algum.”

O bacana dessa ginástica é o fato dela ser democrática. Qualquer um, de qualquer idade, pode praticá-la. O criador de tal método, no entanto, explica em uma matéria para o site da GNT que há níveis distintos desse método. Os níveis mais fáceis focam bastante no alongamento e na flexibilidade, com menos intensidade, enquanto os níveis mais avançados são focados na força e na velocidade. E ainda explica que inclusive mulheres grávidas podem praticar a ginástica, dando preferência a exercícios aquáticos.

Atletas como Demian Maia, Minotauro, Anderson Silva, Roger Gracie, entre outros, são alguns dos praticantes de tal método. Para quem não conhece e ficou curioso, ou para quem já conhece e quer ver um pouco mais, tem um vídeo um pouco antigo, mas bem legal, falando sobre jiu-jitsu e ginástica natural com Rickson Gracie, Royler Gracie, Marcelo Bhering e Álvaro Romano:

https://www.youtube.com/watch?v=aJz4IdmhSMo

Já neste vídeo aqui, vemos o Fábio Gurgel demonstrando as movimentações de tal método:

https://www.youtube.com/watch?v=HDG8HacqGx4

Bem legal, não é? Se tiver dicas bacanas de treinos, compartilha com a gente 🙂

Bons treinos!

Qual sua reação

Curtir Curtir
1
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você já ouviu falar em Ginástica Natural?

log in

reset password

Voltar para
log in