O jiu-jitsu e o poder da mente


“Tudo começa e termina na sua mente.” Começo escrevendo essa conhecida frase porque acredito na mudança de vida daquele que realmente deseja vencer seus desafios, sejam eles “impossíveis” ou não. Mas para isso, precisa-se de coragem para enfrentar as batalhas internas, pois só assim as batalhas da vida serão vencidas.

Por falar em batalhas, no jiu-jitsu enfrentamos várias delas diariamente. Não só no sentido de lutar fisicamente, mas de vencer nossos medos e superar os limites que a nossa mente impõe. E é sobre a mente que quero falar hoje, mas não sobre os limites, e sim sobre a sua capacidade de destruí-los quando vivemos a filosofia dessa arte marcial.

Nosso corpo e nossa mente são simplesmente dominados por essa arte, que nos ensina uma maneira nova de viver. Nossa visão se torna ampla e por isso atingimos um estado de consciência que nos permite observar o nosso próprio universo enquanto realizamos nossas ações. Quanto mais experientes nos tornamos no jiu-jitsu, mais qualidade agregamos a nossas desenvolturas física e mental.

A primeira mudança é a consciência corporal e ela gera uma harmonia no corpo, que por sua força, desperta a consciência dos pensamentos. De maneira sutil, passamos a controlar nossos pensamentos e a transformação começa a surgir de fato. A partir daí, nos surge a consciência das emoções e dos sentimentos, que nos permite viver em equilíbrio, buscando reflexões sobre nossos próprios atos, o que nos leva à evolução.

O fato mais importante é que todas essas transformações nos ocorrem naturalmente, enquanto lutamos. Cada movimento em que projetamos nosso corpo de maneira técnica, atacando ou defendendo alguma posição, observamos nosso corpo, raciocinamos e vemos o que devemos fazer para crescer na luta. Quando estamos em momentos difíceis, ou em posições em que o desespero nos atormenta, respiramos, pensamos com paciência e através dos nossos conhecimentos, buscamos uma maneira de nos desvencilhar daquele desconforto. E não há nada melhor do que superar momentos difíceis, são eles que nos tornam mais fortes e nos mostram que somos capazes de vencer.

Por isso repetimos tanto a frase “o jiu-jitsu transformou a minha vida”, porque primeiramente, ele transformou a nossa mente. Mas, essa transformação só nos acontece quando deixamos de lado os nossos bloqueios ou limitações, pois a vida só dá asas a quem não tem medo de cair. Afinal, a mesma vida que atrai uma mente forte, afasta uma mente fraca.

Então, se permita e acredite na sua própria força!

E para concluir, complementando a frase citada inicialmente: treine jiu-jitsu e “change your thoughts, and you change your world.”

Qual sua reação

Curtir Curtir
1
Curtir
Amei Amei
5
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 1

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O jiu-jitsu e o poder da mente

log in

reset password

Voltar para
log in