Como os sites de técnica online podem auxiliar seu treino


Imagem: Flograppling

Quem treina jiu-jitsu sabe o quão frequentemente nos pegamos a pensar em técnicas, em detalhes que não podemos nos esquecer e nos rolas de uma forma geral. Pensando nisso e em uma forma de auxiliar alunos e professores, algumas equipes vem disponibilizando suas técnicas online.

Se a princípio o uso de ferramentas como YouTube e Instagram eram vistas com maus olhos quando o assunto era aprender jiu-jitsu, hoje a situação vem mudando. É sabido que ninguém aprende uma arte cheia de detalhes e técnicas complicadas de se aplicar apenas assistindo a vídeos, partem daí as críticas quanto aulas e graduações online. O que acontece agora é que equipes organizadas com cronogramas de aulas corretos e que seguem por etapas as técnicas ensinadas aos seus alunos, começaram a disponibilizar este conteúdo em seus sites, assim o interessado entra no site paga a mensalidade e tem acesso a todo este conteúdo.

Para alunos uma biblioteca de jiu-jitsu na qual pode-se descobrir uma variedade incrível de posições novas, para professores uma fonte de estudo e reciclagem, já que sempre surgem técnicas que complementam outras antigas, detalhes que passaram despercebidos e que podem ajudar na hora de ensinar os alunos. Sempre há o que aprender em nosso esporte.

Nosso primeiro pensamento pode até ser o de que as pessoas querem apenas lucrar financeiramente com tais aulas, mas em um segundo olhar percebe-se que há algo mais, existem tantos professores que escondem técnicas de seus alunos, ou que apenas focam no básico e não se preocupam em ensinar além do que foi a ele ensinado.  Professores e equipes que se dispõem a filmar suas aulas ensinando tudo o que sabem aos seus alunos para que uma infinidade de pessoas vejam, saibam suas técnicas e aprendam o que os seus alunos estão aprendendo, contribuem para o crescimento do esporte e para uma igualdade de conhecimento entre os amantes da arte suave.

Saber como utilizar tanta informação faz toda diferença neste caso, todos temos aquele colega de treino que insiste em fazer a posição ensinada pelo mestre de forma diferente ou aquele que começa a inventar posições malucas durante o rola, quando perguntados de onde surgiu tal posição sempre tem YouTube ou alguma outra fonte online inserida na resposta.

Devemos ter consciência de que nosso Mestre possui o conhecimento necessário para nos ensinar e que é fundamental aprendermos primeiramente da forma como nos é ensinado. Ir em busca de alguma variação ou trazer para a aula algum detalhe aprendido online como forma de discussão é a melhor maneira de inserir tais conhecimentos no seu jogo. Devemos ter em mente sempre o respeito ao tempo de aprendizado e manter nosso foco no que estamos aprendendo neste momento em nossas aulas na academia.

Assim, seu Mestre saberá que você está em busca de evoluir seu jogo seguindo o que ele te ensinou no tatame e agregando conhecimentos adquiridos por outras fontes, jamais descartando o que foi ensinado pelo Mestre ou duvidando da eficácia do que ele ensinou.

Nesta onda de aulas online com certeza irão aparecer diversos sites que vendem aulas, técnicas e afins, portanto, antes de aplicar seu dinheiro faça uma pesquisa, procure saber sobre a equipe que está oferecendo o serviço, as características de jogo destes professores e se ele se encaixa com o seu. Pesquise sobre a assiduidade dos vídeos, se são postados todos os dias, uma vez por semana e qual a variedade de posições você poderá encontrar no site. A qualidade de vídeo e de áudio também é muito importante, ninguém quer gastar dinheiro com aulas amadoras.

Todas as novidades são bem vindas, assistir um videozinho de posição no intervalo de almoço, antes de ir dormir ou ao invés daquele programa chato de TV que você nem sabe porque assiste, pode fazer seus dias muito mais proveitosos. Qual a sua opinião a respeito? As aulas online são uma moda passageira, úteis ou desnecessárias para quem realmente treina?

Queremos saber o que pensa e se você faria a assinatura em algum site que ensine jiu-jitsu online, comenta aí!

Bons treinos, galera.

 

Qual sua reação

Curtir Curtir
4
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como os sites de técnica online podem auxiliar seu treino

log in

reset password

Voltar para
log in