Jiu-jitsu: hidratação e desempenho do atleta


Já bebeu água hoje? Para ter bom desempenho nos treinos e competições é importante estar bem alimentado, porém só alimentos não são suficientes. A água não fornece energia ou nutrientes, mas você já experimentou treinar desidratado? Cansaço, fadiga, câimbras, sede intensa, sonolência, perda de força, dor de cabeça e dificuldade para realizar o exercício são sinais de desidratação.

A água é o veículo de transporte de substratos usados para manter a vida, sendo essencial para o funcionamento do sistema cardiovascular, respiratório, digestivo e controle da temperatura corporal. O organismo ganha água pelo consumo de alimentos, bebidas e produção do processo metabólico e perde pela respiração, urina e suor. A prática de exercício físico aumenta a necessidade da ingesta hídrica, pois a temperatura corporal se eleva, junto a circulação e excreção de suor. É necessário repor!

É de extrema importância o consumo de líquidos antes, durante e após o exercício físico. A reposição deve ser compatível com a perda durante o treino. Uma forma de estimar a perda de líquidos é se pesar antes e após o treino e controlar a ingestão de líquidos durante o exercício. A liberação pelo suor depende do clima e do tipo de treinamento. Vale ressaltar que o kimono favorece a maior liberação de suor, pois mantem a temperatura corporal sempre alta. Para melhor desempenho esportivo, evitar lesões e doenças mais graves, se faz necessário que os lutadores de jiu-jitsu tenham maior atenção com a hidratação. Como? É simples! Muita água, sucos naturais, chás, frutas e vegetais hídricos e bebidas isotônicas (aguardem a próxima postagem). Já bebeu água hoje?

Bom treino! OSS!

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