Jiu jitsu: o que comer antes do treino?


A boa nutrição do atleta jiujiteiro está diretamente relacionada com o bom desempenho. O treinamento exige alta demanda nutricional, portanto, é necessária uma atenção maior com alimentação. Dores de cabeça, tontura, falta de foco, baixo desempenho e fadiga são alguns sintomas após treino intenso que estão relacionadas com a má alimentação. O pré-treino deve ser realizado alguns momentos antes do treino com objetivo de fornecer energia rápida para tal atividade. O tipo de alimento e o tempo vai depender de cada pessoa. Alguns preferem o pré-treino líquido, já outras os sólidos, pois sentem desconforto gástrico para treinar. Pode ser consumido, em média, de 30 minutos a duas horas antes do treino. A composição do alimento, a rotina do atleta, tempo para digestão e tipo de treinamento do dia é o que vai definir quanto tempo antes deverá se alimentar. A maioria é a base de carboidratos complexos e algumas vezes acompanhadas de proteínas e gorduras.

Agora prepara a caneta para anotar algumas dicas do que consumir no seu pré-treino:

  1. Sólidos:
  • Banana da prata + aveia em flocos + canela em pó
  • Batata doce + queijo branco
  • Banana da terra cozida + canela pó
  • Aipim cozido + ovo
  • Abacate + aveia em flocos
  • Pão integral + queijo branco
  • Banana da prata + pasta de amendoim
  1. Líquidos:
  • Suco: beterraba, melancia e gengibre
  • Suco: banana da prata, maçã e aveia em flocos
  • Vitamina: banana, aveia, leite desnatado e gengibre
  • Vitamina: abacate, aveia e leite desnatado
  • Iogurte natural desnatado com castanhas
  • Iogurte natural desnatado com aveia em flocos
  • Açaí puro com banana da prata

Algumas pessoas usam suplementos alimentares no pré-treino. Existem vários tipos de suplementos com a base de carboidratos, cafeína, taurina e outros. Mas para o uso é recomendada a orientação de um nutricionista.

Vale lembrar que a hidratação é de fundamental importância. Tome bastante água durante o dia para estar bem hidratado na hora de treinar.

Faça boas escolhas e evite treinar em jejum. O pré-treino é importante, porém não será suficiente para manter seu desempenho se a alimentação durante o resto do dia foi inadequada.

Procure um nutricionista para adequar sua dieta, principalmente em casos de doenças.

Agora é só comer e treinar. Sucesso!


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