Atleta da Semana – Brenda Heller


Pouco mais de um mês antes do campeonato mundial da IBJJF, fomos atrás de uma das estrelas do jiu-jitsu feminino, tivemos o prazer de conhecer melhor a atleta Brenda Heller, 3X Campeã Mundial IBJJF, 2X Campeã World Pro UAEJJ, 3X Campeã Pan Americano IBJJF, 1X Campeã do Europeu IBJJF e 2X Campeã Brasileira CBJJ. E o resultado do nosso bate papo vocês conferem agora.

Brenda tinha apenas 8 anos de idade quando seu pai a levou a uma aula de jiu-jitsu, pois queria que ela e o irmão aprendessem a se defender. Ela de cara se apaixonou pelo esporte e treinou por volta de 5 meses, quando precisou parar. Após esta fase o jiu-jitsu reapareceu na vida de Brenda quando ela estava completando 13 anos.

O pai da atleta, que era um policial, foi brutalmente assassinado. Ela conta que nesse mesmo episódio quase perdeu a sua mãe que também levou vários tiros. Após vivenciar algo tão marcante e triste, Brenda conta que estava se tornando uma pessoa agressiva e rebelde, podemos imaginar o quão difícil é para uma criança lidar com algo tão dramático, ela se perguntava a razão de tudo aquilo acontecer com a sua família.

Nesse período complicado, o irmão de Brenda descobriu que havia uma academia de jiu-jitsu sendo aberta nos arredores de sua casa e ela decidiu que estava na hora de voltar para o esporte. Quando voltou a praticar jiu-jitsu Brenda percebeu que tudo melhorou dentro dela, o esporte foi essencial para que ela se reerguesse, “O jiu-jitsu controla meu lado agressivo”, ela diz.

Desde então o jiu-jitsu não saiu mais de sua vida. Perguntamos quem são as maiores inspirações da atleta e na lista estão nomes como Márcio André, seu marido e professor; além dele, Beatriz Mesquita e Letícia Ribeiro. Uma lista de feras que são inspiração para todos nós amantes da arte suave.

Competidora nata, a atleta participou de seu primeiro campeonato com apenas duas semanas de treino, ainda quando criança, incentivada pelo pai que queria que os filhos sentissem a adrenalina da competição. Ela conta que fez duas lutas e venceu o campeonato. Desde cedo presente nos campeonatos e com uma carreira cheia de títulos importantes o jiu-jitsu levou Brenda a diversos lugares.

Com 19 anos de idade, ela encarou o desafio de se mudar para os Emirados Árabes, um lugar famoso por seu amor pelo jiu-jitsu e pela valorização dos profissionais da arte suave, quisemos saber mais sobre esta experiência.

Foi um lugar que me agregou muita experiência. Eu fui morar lá com apenas 19 anos. Eu amadureci bastante como pessoa. Cresci e encarei como era a vida de verdade. Uma cultura totalmente diferente da nossa, foi difícil, mas gratificante.

Atualmente Brenda mora nos Estados Unidos e dedica-se exclusivamente aos treinos e competições, este era um sonho dela e de seu esposo André, por isso eles decidiram que era a hora de correr atrás da realização deste sonho e estão vivendo em Arizona treinando na academia de Gustavo Dantas. A perseguição deste sonho tem gerado ótimos resultados, Brenda recentemente levou o ouro no Pan Americano de Jiu-jitsu e se prepara para o Las Vegas Open.

Sabendo que nossas leitoras amam saber sobre a rotina de treino das campeãs, perguntamos como Brenda se preparou para o Pan Americano.

Então, eu tive que dar um gás no meu treinamento durante as três semanas que tive. Estava treinando três vezes por dia. Lá em Abu Dhabi, o meu ritmo de treino tinha diminuído muito. Pois eu tinha que conciliar treino com trabalho. Eu cheguei a subir duas categorias ( estava comendo muito ) haha. Mas graças a Deus e com a ajuda do meu marido, que sempre acredita em mim e me faz ir além dos meus limites, deu tudo certo!

E é isso pessoal, ficamos imensamente felizes em conhecer melhor a Brenda, mais uma atleta que vale muito a pena acompanhar, torcermos por ela e desejamos que conquiste todos os seus sonhos dentro e fora dos tatames.

Segue abaixo um recado dela para o BJJ Girls Mag:

Eu queria agradecer a BJJ Girls Mag por ter me dado esse espaço para poder contar um pouco da minha história. Espero que tenham gostado e fiquem na torcida por mim nas próximas batalhas!

Qual sua reação

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atleta da Semana – Brenda Heller

log in

reset password

Voltar para
log in