Fim de ano e as graduações


thumbnail-caption

Final do ano chegando e o assunto mais comentado no jiu-jitsu são as graduações. Os treinos diários e as competições abrem espaço para as comemorações de fim e ano e os exames e entregas de faixa já fazem parte do calendário dos lutadores e lutadoras de plantão.

Neste período, muito se discute em relação às faixas, e os que serão graduados são cercados de dúvidas e medos. Acredito que o primeiro passo para nos acalmarmos e aceitarmos a nossa nova condição é entender que a evolução é constante e que não nos tornamos graduados num passe de mágica, ou seja, vamos evoluir diariamente dentro da nova graduação. Quando de fato nos aproximamos da zona de conforto, já estará na hora de mudar de faixa novamente. Essa é a magia do jiu-jitsu: nunca estamos confortáveis!

Ah e atenção: se o seu professor acha que você deve pegar uma faixa acredite nele, afinal não estamos no tatame para escolhermos nossa graduação, faixa não se pede e nem se recusa. Lembrando uma frase clássica, “não é você que pede a faixa, ela que te pede!”. Encare sua nova faixa como uma missão, um desafio, e desafio a gente não escolhe.

Para os que não vão graduar agora: a saga continua! Nossa arte marcial tem “poucas” faixas no adulto, então sabemos o quanto temos que ralar em cada uma, tornando a graduação ainda mais especial. Aproveite o momento e reflita sobre suas conquistas e estabeleça novas metas, do jeito que fazemos na virada de ano, sabe? Mas é pra tentar cumprir, claro (rs).

Busque sempre o caminho certo. Não precisamos caminhar a passos largos o tempo todo, afinal as tartarugas também chegam ao seu destino e todos nós temos o nosso tempo, nossos problemas e obstáculos. Procure ser, hoje, melhor do que foi ontem e a sua faixa chegará sem você perceber, essa é a ideia!

Aos novos graduados, parabéns!

Oss.

Qual sua reação

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fim de ano e as graduações

log in

reset password

Voltar para
log in