O poder da mente nos campeonatos


Muitas vezes já nos deparamos essa citação de Buda: “A lei da mente é implacável[…]”, e sem dúvidas, a mente detém um poder grande sobre todos os seres humanos, principalmente os atletas competidores, pensando nisso, resolvi falar sobre “o poder da mente nos campeonatos”.

A mente humana é responsável por ações e reflexos importantes, e no esporte não poderia ser diferente. Para ser um vencedor, o atleta não precisa somente de treinos e alimentação saudável, mas também do estudo e controle da própria mente, para que não haja reflexos negativos no seu rendimento.

poder da mesa

Às vezes percebemos que atletas que costumavam estar no topo do pódio acabam obtendo resultados insatisfatórios, o que gera questionamentos em alguns casos, afinal são atletas super preparados que se dedicam ao extremo nos treinos e na preparação física. Mas o que muitos não sabem é que a própria mente pode também ser considerada causadora de tal resultado, afinal ela pode boicotar um atleta (por conta do nervosismo, insegurança, medo, pressão emocional e outros). Sendo assim, os atletas de alto rendimento necessitam de acompanhamento psicológico para continuarem obtendo bons resultados quando surgem problemas, como o nervosismo e a insegurança.

Estão listados abaixo três pontos fundamentais para se obter um melhor rendimento em campeonatos, relacionados à parte emocional:

  1. Controlar a ansiedade: é muito importante controlar toda a parte de ansiedade presente na preparação pré-competição, pois ela pode interferir nos treinos ou até mesmo na competição. Uma dica: faça meditação (relaxamento em casa).
  2. Controlar pensamentos negativos: o pensamento é uma ferramenta muito importante, que reflete diretamente no desempenho do atleta, então se o atleta tiver pensamentos negativos e não acreditar em seu potencial, é bem provável que seu rendimento seja comprometido, uma vez que a mente do atleta armazenará tal “informação” e fará com que o atleta perca o controle emocional positivo deixando que se leve por algo momentâneo. Uma dica: passe a acreditar em você e em seu potencial!
  3.  Controlar o medo: o medo às vezes pode ser um aliado do atleta, mas na maioria dos casos, o medo é um inimigo. O medo faz com que o atleta fique nervoso, e não consiga executar seu jogo ou o que aprendeu nos treinos, pois ele atua no psicológico, bloqueando a evolução do atleta. E para controlar o medo, é necessário trabalhar a autoconfiança, e passe a confiar em seus treinos.

Portanto, se você deseja competir pela primeira vez ou já compete e deseja obter um melhor rendimento, siga essas três regras básicas e busque sempre acreditar em você e em seu potencial. Às vezes alguns atletas conseguem fazer isso sozinhos, mas caso necessário, é indicada a busca por um profissional capacitado para que obtenha melhores resultados nas competições e até mesmo na vida pessoal ou profissional.

E você, o que faz para controlar a sua mente?

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