Hiperatividade em crianças: Jiu Jitsu como aliado no tratamento

Algumas vezes nos deparamos com crianças inquietas, nervosas e desatentas, e não sabemos de fato o que acontece na maioria dos casos, mas é bem provável que muitas dessas situações sejam causadas pela Hiperatividade.

Embora muitos não saibam, a Hiperatividade é um estado excessivo de energia, podendo ser motora (física, muscular) ou mental (intenso fluxo de pensamentos). Hiperatividade é sinônimo de um comportamento hipercinético (muito movimento). Geralmente pessoas com Hiperatividade são desatentas, não possuem desempenho satisfatório no colégio, e até podem ter problemas na leitura. Vale lembrar que esse estado excessivo de energia pode se manifestar em qualquer pessoa, idade e sexo. Mas segundo os estudos, há uma prevalência maior nos meninos.

Algumas crianças são mais ativas quando comparadas com outras. E há alguns casos em que crianças hiperativas são infelizes e ansiosas. Por este motivo estão sujeitas a problemas no âmbito escolar e social. Dessa forma, essas crianças estão vulneráveis a sofrer com rejeição, castigos, e bullying (ato que está crescendo principalmente nas escolas, e merece atenção especial), em casa e no colégio.

Ao ser diagnosticada com Hiperatividade, a criança deve ser submetida a um tratamento, que gira em torno de consultas com o psiquiatra e sessões de terapia. Em alguns casos é necessário o uso de remédios para obter uma melhor evolução no quadro do paciente. Mas eis que surge um grande aliado ao tratamento, a prática do esporte (em especial, o JIU JITSU). Com tanta energia pra queimar, as crianças podem usá-la nos treinos. Esporte em grupo é uma forma divertida e motivadora para auxiliar as crianças hiperativas a lidar com os seus sintomas e consequências.

Conversamos com o Faixa Preta da Equipe Orions – Nova União (Piauí), MAJOR LUIZ OLIVEIRA. O mesmo desenvolve há 10 anos um Projeto Social (QG DA LUTA) que visa ajudar crianças, jovens e adultos a superarem seus limites pessoais, e acima de tudo a serem pessoas de caráter. Ele nos contou sobre o comportamento de crianças hiperativas e os principais benefícios observados.

Confiram:

1 – O aluno apresentava um comportamento levemente agressivo e disperso.
2 – As mudanças ocorreram com o tempo, na introdução da disciplina na vida do aluno, visando mostrar que tudo teria sua hora e local.
3 – Os pais relatam melhora na conduta da criança em casa.
4 – Consideramos que a aplicação da hierarquia e disciplina próprias das artes marciais permitem dar ao aluno limites que até então ele desconhece.

Então, se você conhece alguma criança que tenha alguma alteração comportamental, leve a um especialista, e se possível leve-a para TREINAR JIU JITSU.

Leia também:

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através