A importância de treinos femininos


Quem nunca se sentiu “descanso ativo” para outro atleta em treino?
Pois esta é nossa dura realidade: para muitos homens em treinos mistos, somos nada menos do que descanso ativo. Não, não conseguimos lutar de igual para igual mesmo que o atleta tenha mesmo peso e altura, a constituição biológica do organismo feminino é totalmente diferente, possuímos menor rigidez, força, hormônios catabolizantes excessivos, aumento de risco de lesão durante o período menstrual, entre outras centenas de aspectos negativos, que não nos impedem de ser atletas.

Podemos competir com eles na técnica, mas com poucos na força e, cá entre nós, qual homem não faz aquela forcinha para nos prender um pouquinho? Foi pensando no assunto que perguntamos para as meninas dos nossos inúmeros grupos de whats de jiu jitsu feminio sobre o que elas acham do tema, e escolhemos aqui os 10 principais motivos para treinos femininos, lembrando que não devem ser únicos, deve-se haver treinos mistos.

1. AQUI É PORRADA!
Em treinos femininos, a competitividade aumenta, você pode fazer força na medida necessária para aquela raspagem/passagem/golpe, sabendo que a força aplicada pela adversária será equivalente.

2. A FAMÍLIA CRESCE
Mais do que uma equipe, a união, entrosamento e cumplicidade entre as atletas aumenta.

3. TROCA DE INFORMAÇÕES
Troca de informações técnicas em um treino é altamente necessária.  Todas têm algo a adicionar para sua variedade de posições, o que coopera para o aumento do rendimento, seja durante o rola, corrigindo ou ensinando algo novo. Não que os meninos não nos ensinem, mas como entre mulheres nos sentimos mais “à vontade”, aprendemos de forma mais natural.

4. AGORA FUNCIONA!
Sabe aquele berimbolo da meia que você nunca conseguiu aplicar naqueles caras de 90kg? Nas meninas de 90kg isso é muito possível.

5. PULA!
A agilidade aumenta.
De acordo com as entrevistadas, todas sentiram maior facilidade em desenvolver sua movimentação com agilidade e precisão.

6. TCHAU, TIMIDEZ!
6 de 8 entrevistadas se sentem intimidadas ao treinar com homens, por se sentirem ligeiramente desdenhadas.

7. MEU MARIDO DEIXA!
Muitas mulheres ainda sofrem com a pressão deste assunto (que merece um destaque) e o preconceito em torno do esporte por ter contato físico. Aos olhos daqueles que não praticam ou não entendem, o brazilian jiu-jitsu é nada menos do que “agarração”. Há também os praticantes que não respeitam o público feminino praticante (como você pode ver neste texto). Com os treinos femininos, há uma aceitação maior entre os leigos do assunto.

8. HEEEEEEEY! VAI PASSAR!
Cada rola de treino feminino pode ser dividido entre: rola solto ou final de mundial. Sim, alguns rolas pedem mais de você, como uma final de mundial, alguns até mesmo com torcida.

9. NOVAS AMIZADES.
Em equipes onde há treinos femininos, há também intercâmbio de equipes, que aumenta a aprendizagem e serve de teste para suas habilidades, entre outros benefícios técnicos. Quem não tem uma amiga para convidar?

10. LESÕES? PAREI…
De acordo com as entrevistadas, os tipos e a quantidade de lesões devido à força aplicada reduziu drasticamente, exatamente por muitas técnicas possibilitarem o uso da pressão sem exceder força. O ajuste da pressão nas posições se torna possível, devido à equivalência física, assim como as inversões e saídas de golpes.

Vale lembrar que estes são apenas 10 motivos mais citados em nossa entrevista, onde as atletas variaram de diferentes faixas e idades. Existe uma infinidade de benefícios nos treinos femininos para atletas e praticantes. As equipes cresceram, principalmente em união e apoio entre elas. Vale lembrar que treinar com homens também é essencial, pois com eles além da técnica, trabalhamos também explosão e força.

E você, o que acha? Nos dê sua opinião de como o treino feminino é importante ou secundário de acordo com seu ponto de vista e experiência.

Qual sua reação

Curtir Curtir
1
Curtir
Amei Amei
1
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 6

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho que tem grande peso no #ocupaeresiste porque nos fortalecemos e trazemos mais minas para o tatame e faz com que nos aproximemos e criemos empatia e companheirismo! Aquele lance da sororidade mesmo! Isso me deixa muito feliz!
    Conseguir aplicar aquela técnica também é recompensador.
    Quanto ao que foi falado sobre menstruação, eu tenho recomendado a utilização do coletor menstrual em quase todos os meus comentários. Ao começar utilizá-lo a vida é outra! Fantástico!

    1. Boa noite, Aisla!

      Muito obrigada por seu comentário!
      Concordo sobre o coletor, particularmente é bem desagradável treinar durante o período quando se utiliza absorvente, lembrando que também varia muito da mulher.

      Oss

  2. Boa tarde!
    Primeiramente vc’s estão de parabéns….
    Eu treino praticamente só com homem pq na minha acadêmia tem poucas mulheres no meu horário, mas tenho a sorte de todos exatamente TODOS me respeita e me dão maior apoio e sempre me incentiva. Sou da família RJJ “Rocinha Jiu jitsu”

    Potira

    1. Boa noite, Marcela!

      É muito bom quando temos apoio e respeito, que na verdade é uma conduta fundamental nas artes marciais, dentro do tatame.
      Convide suas amigas, quem sabe você consegue mais meninas no seu horário, além de ajudar nosso esporte a crescer ainda mais!

      Oss

A importância de treinos femininos

log in

reset password

Voltar para
log in