Escolhendo um kimono novo de jiu jitsu


Procurando kimono para comprar? Quais são os detalhes que devemos estar atentas para acertar na compra? Não tem nada melhor que cheirinho de kimono novo, não é mesmo? Dá até um gás nos treinos.

A primeira coisa que devemos nos atentar são as regras da equipe: muitas se limitam a kimonos de cor azul, preto ou branco, assim sendo, aquele kimono lindo rosa, lilás, de lapela colorida e tantos outros que tem mix de cores ficam de fora desta lista.

Segundo o livro de regras da CBJJ, artigo 8 referente a uniformes, eles devem ser nas cores branco, azul royal ou preto, não sendo autorizados lapelas, paletós ou calças com cores diferentes. A maior parte das federações regionais seguem esta regra, assim como as equipes – e muitas preferem limitar as cores para que os alunos fiquem uniformizados, e outras academias são ainda mais restritas limitando a uma só cor de kimono.

Porém, se a sua academia autoriza o uso de cores diferenciadas, é interessante que você tenha um kimono destinado apenas para competições, e este deve atender as exigências da federação.

Saindo das regras, vamos ao material: é necessário fazer uma pesquisa básica para conhecer a durabilidade do produto, existem marcas resistentes e outras que sempre dão problema. Faça perguntas a quem usa a mesma marca, procure se informar antes de comprar. Sabemos que os paletós devem ser feitos de algodão trançado, o que torna o kimono mais resistente, a calça deve possuir um reforço nos joelhos e ganchos o que aumenta muito a “vida útil” dos kimonos e não se esqueça de olhar estes detalhes: os reforços são importantes e fazem a diferença na qualidade do produto.

Outro item da nossa lista é o peso: kimonos pesados podem ser mais duradouros, porém, se você procura um kimono para competir, o ideal é que ele seja leve, caso você precise perder algumas gramas antes da competição, o kimono mais leve facilitará a sua vida.

Diversas marcas tem as suas opções de kimonos de competição, que geralmente são mais leves e com cortes diferenciados que permitem maior mobilidade nos braços e nas pernas, e tem também os kimonos para os treinos diários.

A parte difícil para as mulheres é a modelagem dos kimonos: seria muito bom se todas as marcas nos dessem a possibilidade de escolher um tamanho diferente entre o paletó e a calça, já que na maioria dos casos a parte de cima fica boa mas a de baixo não. Brasileiras não tem um corpo padrão e fica difícil se basear apenas no peso ou na altura para comprar o kimono. Algumas marcas já nos dão esta opção on-line, porém, a grande maioria ainda se restringe aos tamanhos padrão A1, A2, A3, outras nem sequer diferem a modelagem entre o feminino e o masculino, nos dando apenas a opção entre cores diferentes das masculinas.

De modo geral, temos uma boa gama de escolha e a maioria das marcas já entenderam que sim, nós amamos rosa, mas que nem todos os nossos kimonos precisam ter a cor rosa para ser feminino. Estamos a procura de um produto que reflita nosso estilo de vida, transmita a nossa garra e nossa força de vontade, nem tudo são flores e no nosso kimono não precisa ser diferente.

Vale também pesquisar sobre as marcas, quais atletas elas patrocinam, qual projeto social ajudam, se eles fazem ações para doar kimonos em comunidades carentes. É sempre bom fazer uma compra e perceber que estamos ajudando em uma causa maior.

Falando nisso, a Dragão lançou uma linha bem bacana de kimonos, a linha Makoto, que é o da foto acima. Corre lá conferir >>> www.kimonosdragao.com.br<<<

Agora nos contem vocês queridas leitoras, que marca de kimono vocês mais curtem, quais cores são as suas prediletas e o que anda faltando no mercado? Queremos saber!

 

Bons treinos à todos 🙂 Oss

Qual sua reação

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
1
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 5

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Completamente apaixonada pela linha de kimonos femininos da atama/ Leticia Ribeiro. Além de lindos e cheios de detalhes, o kimono é ótimo!!! Único problema é realmente o tamanho, uso a1 e comprei o kimono feminino f3, a parte de cima ficou no tamanho certo, porém a calça ficou justa no limite.

  2. Olá, comecei Jiu Jitsu agora e estou numa dúvida cruel.
    tenho 1,63 e 75kg, mas estou em dieta com nutricionista e emagrecendo.
    Quero comprar um kimono e pela altura eu compraria um F3, cheguei a experimentar um A2 mas ficou grande na jaqueta…a calça no comprimento ficou bem abaixo no tornozelo mas não chegou a raspar no chão porque amarrei bem em cima.
    Meu receio é comprar um F3 e a calça de repente ficar muito justa.

    Experimentei Atama que é a marca que pretendo comprar. Tem alguma dica?!

    1. Isabel,vi tua dúvida somente agora, também pesquisando sobre os melhores kimonos. O que a Priscilla e a Gabrielle relataram é verdade; tenho 1,65m e 73kg; uso o F3. O paletó fica perfeito, a calça fica um pouco acima do tornozelo (no tamanho ideal, de acordo com as regras), mas bem justa nas pernas, o que incomoda um pouco nos treinos. Os fabricantes deveriam oferecer a possibilidade de fornecer as calças e casacos separados, considerando a diversidade dos biotipos femininos, principalmente.

Escolhendo um kimono novo de jiu jitsu

log in

reset password

Voltar para
log in