São muitos os aspectos que podemos discutir relacionados à apresentação pessoal, como as roupas apropriadas para o treino (confira aqui, aqui e aqui), ou a higiene pessoal dentro do tatame (aqui). Hoje, vamos falar daqueles momentos chatos em que precisamos arrumar o cabelo cada vez que lutamos simplesmente por que ele não fica quieto. Mas, falemos a maior verdade de todas: seu cabelo sempre vai ficar suado e desarrumado, é parte do Jiu Jitsu, porém o que podemos evitar é ficarmos distraídas ou irritadas por ter de arrumá-lo o tempo tudo.

Para a discussão de hoje, pedimos a colaboração das BJJ Sisters (vocês as conheceram no mês passado aqui). Assistimos duas aulas com elas. Na primeira, elas usaram o penteado que normalmente usam, e na segunda elas procuraram na internet ideias dos melhores penteados para treinar. Esses foram os melhores:

1. Coque: o mais simples de todos. Você começa fazendo o rabo de cavalo, passando o cabelo uma o duas vezes pelo elástico, e na última vez você passa só a metade do cabelo. Uma dica para segurar melhor é usar dois elásticos e fazer o coque alto. Esse penteado é bom para as técnicas, porém durante as lutas você vai ter que fazer de novo uma ou duas vezes.

2. Rabo de cavalo + trança: para os cabelos mais compridos é melhor fazer o seguinte: depois de fazer o rabo de cavalo, você trança o cabelo e segura com um elástico pequeno no final. A dica é de novo usar dois elásticos e fazer alto. Você pode também fazer aquela trança tipo espinha de peixe na qual você incorpora mechas de cabelo na trança central.

3. Tranças: as meninas de cabelo mais curto separam o cabelo pela metade e fazem tranças com cada metade. Uma dica para segurar melhor é fazer aquela de boxeadora na qual você começa com três mechas e trança pra trás adicionando cabelos às mechas externas cada vez que passa a mecha por baixo da central. É ótimo para treino e lutas.

4. Undercute e sidecute: para quem não aguenta mais aquelas puxadas de cabelos durante as lutas a melhor solução, e também a mais extrema é o undercute. Nele, você raspa o cabelo da parte de baixo da nuca, em cima do pescoço. A outra parte do cabelo você pode pentear usando os penteados 1, 2 ou 3. No sidecute, você raspa na lateral.

Depois de falar um pouco sobre isso, concluímos que, mesmo tendo muitas opções de tranças e demais, nem sempre temos tempo ou agilidade para fazer antes do treino. Por isso, algumas das meninas sempre preferem os penteados mais simples ou que sempre usam mesmo tendo que arrumar durante a aula. Porém, no momento de competir é sempre melhor um penteado que você não precisa arrumar depois de uma luta para você ficar concentrada só no seu desempenho. Hoje, deixamos essas 4 opções, tem outras que você usa?

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através