Jiu-Jitsu e TPM: vamos conversar


Conhecida como “saia daqui e me deixe em paz!”, a Tensão Pré Menstrual – TPM – é causada por alterações hormonais antes da menstruação e apresenta sintomas como irritabilidade, dor de cabeça, tontura, ansiedade, depressão, hipersensibilidade, insônia ou sono em excesso, cansaço sem causa aparente, retenção de líquidos, ganho de peso, excesso ou falta de apetite, ondas de calor e até aversão à luz. Este conjunto de problemas ou alguns deles costuma se manifestar entre duas semanas e dois dias antes da menstruação e em alguns casos perduram até o fim dela.

É sabido também que a TPM interfere nas atividades gerais de quem sofre com ela e às vezes de forma bem severa, por isso um ponto importante a ser considerado é que se a mulher é acometida por sintomas associados (mais de um) que a impedem de ter uma vida normal, o ideal é buscar ajuda médica para um tratamento sistêmico do problema, porque alguns casos podem necessitar de correção na alimentação, alteração em algumas rotinas diárias, psicoterapia e até o uso de medicamentos específicos.

Partindo do princípio de que você está bem orientada pelo seu médico e que como parte do tratamento ele lhe deixou à vontade para a prática de uma atividade física, vamos entender porque este ponto é tão importante. É mais do que comprovado que manter o corpo em movimento contribui para a redução do desconforto e irritabilidade porque ajuda a liberar a endorfina, uma substância natural produzida pelo organismo (em maior quantidade durante a atividade física), que provoca a sensação de relaxamento, analgesia e bem estar geral do corpo. Além disso, a atividade física lhe fará perder peso de forma saudável, fortalecerá os seus músculos (inclusive os do abdome) e lhe trará um melhora na autoestima, algo que fica muito comprometido durante o período da TPM.

Dentro deste contexto e atendendo a alguns questionamentos sobre se o jiu-jitsu é indicado para as mulheres neste período, deixo aqui descritos alguns dos benefícios que a prática pode trazer, e, embora estes estejam longe de ser um fim em si mesmo, tenho certeza que é de grande valia para as mulheres que sofrem com TPM e têm vontade de praticar o jiu-jitsu, mas pairam dúvidas sobre se o esporte pode ajudar. Vamos lá:

– No jiu-jitsu há grande uso de movimentos como a saída de quadril, a postura sentada para defender passagens do oponente (guarda de gancho) e os exercícios funcionais específicos que trabalham intensamente os músculos abdominais, fortalecendo-os e ajudando a diminuir as cólicas pré e durante o período menstrual;

– O uso continuado de todos os músculos do corpo durante os treinos de jiu-jitsu, alternando entre exercícios isométricos e de explosão, tonificam os músculos do quadril, costas, coxas e promovem o equilíbrio e o conhecimento do corpo, melhoram a coordenação, a postura e o reflexo;

– O jiu-jitsu acelera o metabolismo e fortalece a resistência orgânica, o que significa que a mulher na TPM vai se alimentar melhor, reter menos líquido e ter menor probabilidade de adquirir doenças oportunistas como resfriados, por exemplo;

– A sensação de relaxamento pós-treino ajuda a pulverizar o estresse físico e mental e permite sonos mais profundos e de melhor qualidade, por esta razão o melhor horário de treino para a mulher durante o período da TPM é o noturno;

– Na TPM a mulher fica mais sensível, insegura e menos tolerante, o jiu-jitsu vai ensinar a lidar com os medos e a controlar as emoções;

– O jiu-jitsu melhora o humor e por se tratar de uma luta com muito contato físico auxilia no combate da raiva e do desejo de se isolar, sinais típicos de mulheres neste período.

Bem, é fato é que o jiu-jitsu traz vários benefícios e nem é preciso treinar como uma superatleta para começar a sentir cada um deles, mas não custa nada lembrar que nenhuma atividade que seja praticada de forma esporádica, ou seja, sem uma rotina, trará a transformação esperada, até porque não existe uma fórmula mágica, o que deve prevalecer, neste caso específico, é a vontade de combater a TPM, algo que incomoda, deprime e limita a mulher de todas as formas, mas antes de tudo é preciso querer de verdade, afastar as barreiras, abandonar as desculpas, respeitar os limites, ser paciente e não desistir diante das dificuldades.

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 Bom fim de semana à todos. Oss!

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  1. Gostaria de acrescentar que o coletor menstrual é significado de liberdade para execução de qualquer movimento, independente do ambiente, incluindo a água, no caso do JJ, permite qualquer movimento durante o período menstrual. Quanto ao período de TPM, libertar o corpo das químicas presentes nos absorvente, internos ou não, diminui significativamente os sintomas e contribui para que a mulher faça as pazes com seus ciclos.

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