Por que temos tão poucas meninas competindo?

O tema de hoje é um pouco ~polêmico~ porém necessário. Dia desses estava conversando com um organizador de campeonatos, e ele estava indignado com a ausência das meninas nos eventos que acontecem. Premiação igual à do masculino, metade do valor da inscrição do masculino e mesmo assim o número de meninas ainda foi baixo. Pensando nisso, decidimos procurar saber porque isso acontece. Confira!

Ainda somos minoria
Bom, este é um pouco óbvio: ainda estamos em menor quantidade que os meninos no esporte. Realidade esta que vem mudando aos poucos, porém a diferença ainda é grande. Quantas meninas tem treinando na sua equipe? Basta visitar academias por aí, o número de meninas que treinam não passa de 10, para equipes de 50, 60 alunos. Logo, o número de competidoras tende a ser menor.

Falta de incentivo do professor/ equipe
Quem já competiu sabe o quão é importante a presença do professor e da equipe, nos treinos, no dia a dia e também nos campeonatos. O que muitas meninas me contam é que simplesmente a equipe delas e seus professores não incentivam, não mostram os eventos, não estão dispostos a formar uma equipe feminina. Se mesmo com incentivo já é um pouco difícil, sem este apoio fica pior ainda. Às vezes basta fortalecer o vínculo de professor/ aluno, mostrar que ela pode, que ela consegue, e que você vai estar ali quando ela estiver entrando na área de luta.

Medo
Quem já ouviu a seguinte expressão: “é só mais um treino!”? É basicamente isso, só mais um treino, que vai te dar uma medalha ao final. O lance de campeonato é se divertir, fazer novas amizades, conhecer movimentações diferentes. Não há porque ter medo: basta dar os 3 tapinhas se for finalizada. Campeonato é mais coração, é fazer o seu melhor, mostrar o que aprendeu. Ninguém é melhor ou pior que ninguém por perder uma luta. Perder faz parte do processo. Quantas vezes você já foi finalizada no treino? Tinha gente olhando? Posso apostar que sim… acontece, faz parte do aprendizado. Eu já fui finalizada diversas vezes em campeonato, e sempre que posso vou de novo. Existem golpes que eu tomei lutando que eu não tomo mais nem em treino. É uma lição que você leva para o resto da vida. Já ganhei, já perdi, e o que que tem? Faz parte do seu processo evolutivo dentro do esporte.

Falta de patrocínio
Este motivo vale tanto para os meninos quanto para as meninas: inscrições normalmente são caras. Pagar inscrição vai um dinheiro que muitos atletas não tem, afinal nosso esporte não é muito reconhecido. Para isso, mesmo nas dificuldades vejo que muita gente se vira nos 30: fazem rifas, rateios, vaquinhas… vejo meninas vendendo coxinha, trufa, tantas coisas.. vale tudo para juntar e pagar uma inscrição! E no final dá certo. No final elas estão lá, sorridentes no pódio. Subir no pódio não tem preço.

Falta de treino com mulheres
Muitas das meninas que não competem não vão porque não estão acostumadas a treinar com mulheres. No treino, se “perder” para os meninos, tudo bem. Eles são homens, naturalmente mais fortes. Mas quando é treinar ou competir com meninas, o ego fala um pouco mais alto: “perder pra menina? ah não”. Gente, treinar com mulher é muito bom. Não desmerecendo os meninos, mas as mulheres geralmente são mais leves, mais ágeis e fazem menos força. Você que é a única menina da sua equipe, quando puder, vá em um treinão feminino. Vai perceber que a movimentação é diferente, que o rola é mais rápido. Vai perceber que não tem “boi”. Você vai evoluir MUITO, vale super a pena. Treinar com mulher é um passo para a competição, afinal são elas que você vai encontrar lá como suas adversárias.

Falta quebrar tabus
Experimente conversar sobre jiu jitsu num grupo de amigas que não treinam jiu jitsu. Mostre a elas que você ama o que faz, que lava sua alma, mas que as vezes você fica roxa, que dá calos nos dedos, que quebra um pouco os cabelos… observe quantas delas vão fazer cara feia e te julgar. Muita gente, infelizmente ainda vê o jiu jitsu como esporte exclusivamente masculino, acham que a mulher vai ficar masculinizada, feia, com traços grosseiros.

Vão achar que você só anda com homens, que só quer se agarrar com homens. Quantas vezes você já não ouviu que mulher que treina jiu jitsu só vai para se agarrar com os meninos? É cada uma… é preciso conscientizar que o jiu jitsu transforma vidas, que é um esporte para toda a família, que pode deixar marcas temporárias, mas que os benefícios que ele traz são para todas as áreas da sua vida. Chame a sua irmã para treinar, sua tia, suas primas. Chame aquela menina que vive te chamando para ir pra balada para fazer um treino. É preciso desmistificar. Jiu jitsu é esporte de mulher SIM, e é seu direito estar lá.

Bom, se te faltavam motivos para competir, acredito que não hajam mais. A não ser que você não goste mesmo, aí tudo bem. Cada um, cada um. Mas geralmente quem gosta de treinar, vai gostar de competir. Desde a Copinha que esteja rolando no seu bairro ao Mundial da IBJJF, as sensações são indescritíveis, e o aprendizado é para o resto da vida. Falando em treinão, se você é de São Paulo, estamos fazendo um treinão feminino ao final deste mês. Confira detalhes do evento aqui.

E se quiser mais motivos para competir, não deixe de ler estes artigos:

Campeonatos de Jiu Jitsu: Por que toda garota deveria tentar?

Jiu jitsu feminino e o debate em torno das premiações nos campeonatos

A primeira luta do campeonato

Sobre ganhar e perder

O medo de competir

A importância da família e da equipe durante os campeonatos

E você, sabe mais algum motivo pelo qual as meninas não competem tanto quanto os meninos? Conta aqui pra gente 🙂

Oss

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,