Como controlar o nervosismo antes das competições?


Depois da nossa matéria sobre o Medo de Competir, pudemos perceber a quantidade de pessoas que se identificaram com boa parte ou tudo que estava escrito. Foi por esse motivo que a BJJ GIRLS MAG trouxe 8 dicas para te ajudar a diminuir o nervosismo antes de competir. Confira!

Treine muito

Nada melhor do que treinar bastante pra chegar confiante no campeonato, pois mesmo que você perca, terá em mente que fez uma boa luta, e boa parte da insegurança e do medo é pelo simples motivo de não treinar, ou treinar sem entusiasmo, não prestar atenção nos golpes ensinados, repeti-los incansavelmente. Quanto mais você treinar, mais confiante estará. E quanto mais repetições você fizer ao aprender um golpe, mas simples de executá-lo será, então, toda vez que seu professor pedir para que você faça uma posição 10, 20, 30 vezes, faça. Seus adversários estão treinando tanto ou mais que você.

Seja mais forte que a sua melhor desculpa

Cansaço não é desculpa pra faltar treino, a não ser que esteja machucado. Se for este o motivo não é bom forçar, e aliviar nos treinos quando estiver mais próximo da data da competição. Preguiça, cansaço, não vai treinar por que não se alimentou direito, ou não suplementou, dormiu mal, ou porque está chovendo? Quem quer competir precisa driblar as desculpas e estar lá todos os dias fazendo o seu melhor. Quem nunca ouviu que o campeonato é “só mais um treino”? Quer competir, quer ganhar? Mantenha o foco no seu objetivo!

 Treine seu ponto fraco!

Há quem não goste de competir por medo de serem pegos justamente no seu ponto fraco, naquele golpe que você não costuma treinar. Gosta de passar guarda? Treine por baixo. Gosta de fazer guarda? Treine passagem, dessa forma você sempre terá um plano “B” caso caia em alguma posição que não está acostumado.

 Treine finalização e defesa

Saiba finalizar e saiba sair do golpe que seu adversário aplicar, já vi muitas vezes no treino ou até mesmo em campeonato pessoas levarem um arm lock, e ficarem paradas como se fossem sair do golpe no automático, mas acabavam sendo finalizadas. Ser ágil nessas horas e não entrar em desespero é uma boa saída, mas a melhor delas é você treinar, por em prática seu jogo de defesa. Nos treinos deixe que seu colega te coloque na meia guarda e trabalhe sua saída, tem dificuldade nos 100 kgs? Deixe seu parceiro de treino pesar, e tente sair dos 100kgs, treine saída das costas, etc.

 Simpatize com o local do campeonato

Chegue cedo, dê uma volta no local do campeonato, tente familiarizar com o local, distraia-se antes de chegar sua vez de lutar. Converse com seus amigos, reflita sobre tudo que aprendeu, se você treinou não há porquê ter medo.

Trouxemos algumas dicas de quem já compete:

Samanta Fonseca, faixa azul e competidora desde o primeiro mês de jiu jitsu:

“Procuro sempre chegar próximo do horário e ir sempre acompanhada de amigos – eles conversam com você e aliviam a tensão, fazem você levar aquilo meio que na brincadeira. Procuro também ouvir uma música mais agitada na concentração, faço uma oração pra fazer uma boa luta e não me machucar, nem machucar a minha adversária. Feito isso, só alegria! Só entrar pra área de luta e fazer o seu melhor.

Eduardo Macedo, faixa marrom e instrutor da GfTeam em Tamandaré- PE diz que o segredo é cobrar menos de si:

“Se cobre menos. Subir no tatame por vontade própria, por que você se sentiu bem, se você gosta de treinar jiu jitsu, você vai dar o seu melhor. A perda é normal, você deve aprender a lidar com ela. Sempre que levo meus alunos a um campeonato eu os aplaudo do mesmo jeito, e de pé, por que eles não perderam por escolha deles, eles deram seu melhor. Temos que pensar desse jeito sempre, a cada campeonato dar o melhor de nós mesmos, pois sempre terá alguém treinando igual ou até mais que nós, afinal a pessoa que tá ali, está com o mesmo intuito que você: ganhar!
Não deu? Bata, pois não é vergonhoso pra ninguém, você prefere se machucar? Não, né? Então volte para a academia e treine mais.”

Cuide do corpo e da mente

Alimente-se bem, durma bem, nos meses de seu preparo para o campeonato, é essencial que você descanse, e durma nas horas certas para manter o corpo e a mente descansados, assim fará um bom proveito de tudo que aprendeu. Caso sinta a necessidade de suplementar, consulte um nutricionista, para ter um acompanhamento correto. Feito isso, vista seu kimono, coloque na bolsa seu pré treino, esparadrapo, deixe o medo em casa trancado, faça sua melhor luta e mesmo com a derrota, levante a cabeça aprenda com os erros: evolua, e comece de novo!

Gostou da nossa matéria? Se identificou? Qual a dica que você dá para quem ainda tem medo de competir?

Bons treinos à todos. Oss

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