Em tempos de muita proteína

Em tempos de muita proteína, como ter uma dieta balanceada e vida de atleta sendo vegano?

De acordo com o portal Veganismo,  ser vegano é ter uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade; e por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente.

O que são proteínas?

As proteínas são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos que auxiliam no crescimento e na reparação de tecidos, ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos, na reposição do gasto energético das células e no transporte de substâncias para o corpo.

Assim como os carboidratos, as proteínas podem e devem ser consumidas, principalmente se estiverem inseridas numa dieta equilibrada e saudável. No entanto, há quem retire os carboidratos do cardápio e os substitua somente por proteínas. É preciso muito cuidado ao fazer essa troca, pois privilegiar as proteínas e não oferecer ao organismo outros tipos de alimentos pode provocar graves problemas de saúde.

É fato que excesso de alimentos com proteínas podem sobrecarregar o fígado e os rins além de entupir as artérias devido ao acúmulo de gordura, o que provoca ainda o aumento do colesterol. Outra desvantagem em só comer proteína é que o aumento do consumo faz o corpo perder muita água, além de fazer mal para o coração. Além do mais, sem a falta do carboidrato, a pessoa poderá sentir fraqueza e falta de energia.

Como falar de Veganismo e não citar Hélio Gracie?

A história da família Gracie é parte da história das artes marciais no Brasil e no mundo todo. Carlos e Hélio Grace, os patriarcas da família, são considerados os pais do Jiu-Jitsu no Brasil. Reinventores do Jiu-jitsu. Hélio foi quem inseriu o vegetarianismo na família, parando de comer carne aos 27 anos e criou a tão famosa dieta Gracie, seguida por quase toda família.

Onde encontrar proteína?

Claro que se estamos falando de uma dieta sem fonte animal, não vamos falar de ovos, laticínios e carne.

Soja – proteína de alta qualidade. Indicada para crianças, adultos e pessoas que seguem dietas especiais, como aqueles com sensibilidade aos produtos lácteos ou vegetarianos. No entanto, apesar de conter valor proteico maior que a carne e o ovo, a soja não contém vitamina B12, nutriente essencial para a prevenção de anemias. (Peça um suplemento ao médico!)

Amendoim – Atua na melhora da circulação de sangue e no desaceleramento do processo de envelhecimento. Você pode comer amendoim torrado, manteiga de amendoim, em forma de geleia ou até mesmo extrair leite do amendoim (leite vegetal). Atenção ao consumo deste alimento devido a sua quantidade de gorduras e calorias (100g de amendoim possui 606 kcal), por isso é uma ótima fonte de energia. Ótimo pré treino!

Feijão – uma das principais fontes de proteína no Brasil dentre outros grãos como: lentilha, milho, grão de bico… Veganos perdem peso mais rápido, aponta estudo. A maior lenda sobre o estilo de vida está relacionada com o consumo de proteína animal — macronutriente fundamental na recuperação, aumento e manutenção da massa magra — e como consequência, nos resultados obtidos. O grande mito do veganismo é a questão do medo de não construir músculos. Isso está muito relacionado a uma alimentação adequada, então, se a pessoa conseguir realmente ingerir as proteínas, vitaminas e minerais, não tem nenhum impedimento para ganhar massa muscular. Sim, meus caros leitores, existe hipertrofia (aumento de massa magra) em veganos por conta do alto consumo de proteína vegetal, que tem o mesmo funcionamento da animal.

Saiba como se tornar um adepto

Se você realmente quer uma alimentação vegana, saudável, tanto para o cotidiano, quanto para a saúde, ou para treinar melhor; ela precisa pensar em comer alimentos de verdade, que são aqueles que não duram semanas, meses, anos em uma prateleira. Essa é uma grande vantagem do veganismo: se basear em comida de verdade, vegetais, frutas, verduras, as oleaginosas, leguminosas e, preferencialmente, poucos alimentos industrializados. Isso serve para quem também quer manter sua dieta com proteína animal; enlatados e embutidos não são as melhores fontes de proteína.

Sendo assim, é possível sim manter uma alimentação equilibrada, longe de proteína animal, manter seus treinos e sua rotina diária, e ainda assim preservar a vida dos animais. Que tal fazer um teste?

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através