Cotidiano de uma lutadora – Parte I

Os dias passam como o vento na janela, que balança o filtro dos sonhos no teto ou as páginas do Neruda na cabeceira da cama. O céu ainda está indeciso entre escuro e alaranjado, já é sexta-feira… Como passa rápido! Parece que este fim de semana não será suficiente para descansar o corpo… O espírito… São dores, dores do treino, de ficar em pé no trabalho o dia todo, desta água fria que cai sobre o corpo durante o banho. Não posso demorar muito, embora a mochila já esteja pronta, a maquiagem demora um pouco. Ou não maquiar hoje? Impossível! Melhor não… Vamos Constância, não temos tempo a perder! Afinal meu pai decidiu me dar este nome por que tinha uma carinha de aguerrida quando nasci.

Gritava na maternidade igual grito nas competições com os meus colegas de treino. Apanho tudo e no trajeto até o ônibus percebo que esqueci o protetor bucal. Aqueles meninos às vezes pegam pesado quando perdem uma posição. Parecem loucos desesperados, esquecem que sou mulher nesta hora. E haja marcas e lesões. Só o treino mesmo pra me fazer esquecer que tenho que pegar o ônibus, nossa… Lotado! Novamente. Duas horas da minha vida desfrutada dentro de um coletivo. Tomara que não venha nenhum folgado neste. Já estou de saco cheio desses caras. Uma chave de braço resolveria bem! Pouco espaço? O celular vibra.

– Bom dia amor, temos “confra” hoje às 19 horas.

Justo na hora do treino? Penso. Tanto que falei sobre estes horários…

– Podemos ir depois? Respondo, já sei até a resposta.

Ele nem me avisou antes. Quase chego atrasada, Guilherme, meu superior, vai me engolir se demorar muito. Ele se sente ameaçado com meu trabalho. A possibilidade que eu tome seu cargo o assusta muito, nem é minha intenção, afinal nem consigo entender o desespero dele que já me viu e aponta com o seu indicador direito para seu belíssimo relógio que ganhou como prêmio “funcionário do mês”. Prêmio… Bonificação para ficar perseguindo seus colegas, isso sim! O absurdo que se comete para se alcançar uma posição me assusta.

Ele ganha uma foto na parede e nós os olhos do patrão nos fitando. Engraçado é que meu currículo acadêmico é bem mais “recheado” que o dele e muitos colegas de trabalho. Graduação, pós, mestrado… Mesmo assim ganho menos que os companheiros. Estava pensando naquele quimono, mas, já vi que este mês não rola. Rola mensagem no celular, Felipe novamente, quer confirmar a “confra” de logo mais á noite. Tantas discussões por causa dos meus treinos… Talvez ele não perceba a importância que o Jiu tenha na minha vida. Ele cobra por resposta, confirmação urgente…

Fico dividida entre a briga que teremos ou se estou bem escondida do Guilherme aqui no corredor da Xerox. Respiro fundo, encosto na parede, percebo uma aranha despreocupada entre a lâmpada e o teto, penso no quanto é cansativo depois de um dia de trabalho, ir ao treino e quando chegar em casa aquela limpeza a me esperar. Nossa, bem que a mãe poderia colocar meu irmão pra ajudar um pouco em casa. Desde cedo esta tarefa sempre caiu pelos meus ombros, Não vejo problema nenhum em ele pegar em uma vassoura… Lavar uma louça… Sei lá.

Não sei se digo que acabou o expediente ou se acabou o meu martírio, gostaria de trabalhar em outra profissão, só que a grana seria pouca, a família não apoiaria. Minha fuga do Guilherme encerra, porém do Felipe não, outra mensagem, agora com um tom mais rude:

– Vamos Constância, decida urgente!

Acredito ser melhor aceitar esta noite com ele, segunda retorno aos treinos novamente. Se entregar a bebida e a boa conversa de vez em quando cai bem. Só não pode cair nosso romance, nossos momentos, nossos sonhos. Como na frase do Chê: “Lutam melhor os que têm belos sonhos”. Decido ir, ceder para vencer. Mando uma mensagem confirmando que estou à espera, como quem espera uma graduação… Dois anos e meio, quase três e a faixa marrom não chega. Falto ao treino, espero o Felipe. Na academia os colegas me esperam.

Falto ao treino…

No dia em que seria minha graduação surpresa.

 

(Foto via: @lejitscustomart)

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através