Aproveite a sua faixa branca, esqueça a ansiedade de graduar

Foto: Bruna Pingituro

“Todo mundo já foi faixa branca um dia”, eis a clássica frase.  Entretanto, muitas vezes deixamos de reconhecer o valor que uma faixa branca tem, vale enfatizar: tem muito valor, assim como todas as outras. É compreensível a ansiedade – e para quem é ansioso, a arte suave vai ensinar (nem que seja na marra) a trabalhar com isso –, contudo, tenha calma. Não pense no que ainda não te pertence (e não se trata aqui de pensar em desistir de pegar outra faixa, mas, sim, de se concentrar no seu treino e se esforçar nele, deixando o merecimento da graduação como consequência).

Faça com que a próxima faixa queira você, que peça por você e não o contrário. Pode parecer um conselho estranho, mas não se importe com os graus. Há aqueles que dizem que os graus servem para nos motivar, mas aprendi com o meu mestre a não me preocupar com isso. Aprendi a me preocupar somente com o desenvolvimento do meu jiu jitsu, esperando me tornar uma praticante melhor a cada dia e reconhecendo que ainda vou apanhar bastante e vou bater muitas vezes até chegar onde pretendo.

Aproveite essa fase de branca para começar a lapidar o seu jiu jitsu, aproveite para escutar seu mestre e para desenvolver tudo o que for possível nesse período. A vantagem da faixa branca é que ela ainda não tem o peso de outras faixas e é esse o momento em que você pode aproveitar para realmente aprender as técnicas, sem medo de errar.

Contudo, vale não confundir a questão com comodismo. Deste você deve passar longe. O que estamos falando aqui é: não se apegue à ansiedade de graduar. Cada um tem seu ritmo de graduação e outra dica importante é não olhar a grama do vizinho. Tem gente que muda de faixa em 6 meses, seja pelo bom desenvolvimento, seja pelo critério do mestre. Tem gente que leva dois anos, por diversos motivos. Não importa. Não pensar no outro também é um aspecto fundamental para que você consiga desenvolver o seu jiu jitsu sem ansiedade. E lembre-se de não desprezar alguém que é branca há mais tempo que você. A arte suave surpreende e é por isso que é uma arte em todos os aspectos, visto que também ensina a deixar o ego de lado e trabalhar a humildade.

A faixa branca é especial. Falo como uma faixa branca – com um ano de faixa – que aprendeu a não ter pressa de graduar (mas que busco desenvolver o meu jiu jitsu da melhor maneira possível, treinando com muita frequência e me esforçando ao máximo para ficar cada vez melhor). Você terá todos os primeiros momentos com ela (principalmente os momentos de bater várias vezes).

Valorize-a e aproveite essa fase. Aproveite as novas oportunidades que esta faixa irá te dar, os desafios novos que ela vai te convidar a viver, pois é a partir dela que você terá a possibilidade de começar a viver novas experiências: você já pode começar a participar de campeonatos desde sua faixa branca, o que é ótimo! Além disso, você pode aprender a se arriscar, a tentar jogar de vários jeitos até descobrir qual é o jogo que você se encaixa melhor, se é por baixo, por cima ou em ambos.

Finalizo com um lema que é bem interessante a um faixa branca – e acredito que não só para um faixa branca – e que eu tento sempre carregar comigo: arrisque-se!

Bons treinos a todos. Oss!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através