Evolução no Jiu Jitsu, eis a questão!

No post de hoje, vamos saber quando estamos evoluindo, o que retarda a evolução e o que posso fazer para que minha evolução seja concreta, a ponto de todos notarem e que seja visível principalmente para mim.

Quando Estou evoluindo?

Algumas pessoas provavelmente responderão à essa pergunta da seguinte forma: “com certeza quando eu me graduar!” ou mesmo “quando eu for a um campeonato regional, brasileiro ou até mesmo um mundial!”, mas sabemos que não é bem assim!

Afinal, o que é evoluir? Trata-se pura e exclusivamente de “crescer”? Não! Tomo emprestada a frase de um autor desconhecido que define bem isso, ele diz que “Crescer é ficar maior, Evoluir é ficar melhor!”. Sim! Ser melhor naquilo que você sabe fazer de melhor, não se trata de ser competitivo ou exibido; não é torna-se o “centro das atenções” de sua academia. É apenas fazer o seu melhor. Melhor que você mesmo sabia ser capaz de fazer!

Sabe quando está evoluindo? Quando algumas “regrinhas” do Jiu-Jitsu passam a atuar também fora do tatame. É possível perceber quando a disciplina, persistência, humildade, otimismo, a responsabilidade e força de vontade, que são alguns de nossos exemplos, passam a te acompanhar mesmo quando você não veste o kimono. O mesmo ocorre com a coragem, o respeito, a ousadia, o “tentar outra vez”, a obediência, o carisma, a alegria, a simpatia, a fé, o foco que sempre denominam uma mulher e a transformam em uma grande lutadora! Se evoluir é necessário, por que então há tantas pequenas pessoas em grandes tatames? Óbvio! Crescemos primeiro por dentro, essa é a filosofia do Jiu-Jitsu. É preciso evoluir a pessoa, antes do atleta.

O que retarda a minha evolução?

Infelizmente, ainda há alguns tabus a respeito da evolução das mulheres dentro do tatame. O preconceito que cisma em nos rotular como “sexo frágil” ou até a falta de credibilidade em nosso potencial pode retardar a evolução que tanto sonhamos.

Palavras desmotivadoras ou até mesmo experiências anteriores negativas são alguns dos fatores que nos impedem de dar um passo a diante. Uso excessivo da força de homens com alunas novas, inexperientes e cruas também é um dos motivos que levam muitas meninas a deixarem o esporte.

Porém, é bom ressaltar que, se ficarmos presas aos fracassos de ontem, provavelmente, não iremos saborear as glórias de amanhã! Fiquem atentas! Não se permitam regredir em algo que te faz evoluir! Aqui no blog temos um post bacana que fala um pouco mais sobre os motivos que atrasam a evolução dos alunos.

Evoluir? Eu quero!
Afinal, quem não quer evoluir? Estamos vivendo em uma era em que as mulheres estão tão decididas a conquistarem seu espaço por completo, que deixamos de viver o Jiu-Jitsu apenas em um CT e passamos a competir  pelo que amamos fazer: lutar!

É importante ter em mente que uma evolução saudável é sempre aquela que vem de dentro, nos impulsionando sempre a vencer. É bom lembrar que quando nosso espírito e mente estão saudáveis, nosso corpo consequentemente estará saudável também e apto a prática de esforços maiores.

Para obter isso, você pode tentar algumas dicas: uma boa saúde; uma alimentação equilibrada; treinos objetivos (treine onde você dá seu melhor em favor de algo que queira muito); diálogos com seus mestres e colegas de treino, já que as experiências alheias sempre foram uma boa forma de adquirir conhecimento, no jiu-jitsu não é diferente; manutenção de uma boa relação com a família, por mais que seja difícil em alguns casos, nos favorece bastante, afinal, a família é sempre aquele porto seguro, o qual sempre precisamos.

Além disso, é importante conhecer suas limitações e suas qualidades dentro e fora do tatame, é essencial para obter êxito nas atividades exercidas. E, por fim, se possuí religião ou alguma crença, porque não investir em fé!? É tão comum vermos histórias de superação em que a fé foi o principal combustível para realizar sonhos.

Independentemente da sua graduação, evoluir é necessário. Das pequenas às grandes conquistas, o importante é melhorar!

Não tenha medo de evoluir aos poucos. Tenha medo de não sair de onde está! Afinal, não evoluímos quando enfim chegamos a tão sonhada faixa preta, mas, sim, dia após dia, quando, no decorrer do caminho, não desistimos do Jiu-Jitsu!

Oss!

________________________________________________________________________________

Já está participando do nosso sorteio? Estamos sorteando um lindo kimono da Dragão Kimonos, corram lá em nosso Instagram (@BJJGIRLSMAG), procurem a foto oficial e PARTICIPEM!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,