10 livros sobre Jiu Jitsu para não deixar de ler

Nem só de treinos deveriam viver os praticantes da Arte Suave, e embora praticar seja quase um vício inadiável que consome muito tempo, não é nada honroso estar numa modalidade tão apaixonante e saber tão pouco ou quase nada sobre a sua história, incluindo as controvérsias.

Se servir de estímulo para você mergulhar nessa jornada do conhecimento, cujo objeto de estudo é testado todos os dias nos tatames do mundo, saiba que livros sobre Jiu Jitsu dão muito mais do que fatos históricos, eles fornecem (lógico) técnicas de luta, ensinamentos de vida, acontecimentos polêmicos e versam até sobre dietas revolucionárias. Então, vamos às indicações, mas antes quero deixar claro que esta lista está longe de ter um fim em si mesma, já que existem outras obras que podem e devem ser visitadas. Divirta-se!

1 – CARLOS GRACIE – O CRIADOR DE UMA DINASTIA/ AUTORA: REILA GRACIE

É um livro de grande importância para todos os que amam a Arte Suave, sejam como praticantes ou admiradores. Com muitos detalhes sobre a vida dos protagonistas, Reila Gracie (mãe de Roger Gracie) discorre de forma leve e profunda sobre a saga do tão famoso clã Gracie, um nome que gera polêmica só de ser pronunciado, pois trata-se dos criadores de uma dinastia que perdura até hoje e na qual há personagens que irão impressionar os leitores por suas atitudes, decisões e posturas. O livro traz a narrativa sobre a vida de Carlos Gracie, das suas primeiras aulas de jiu-jítsu às lutas de grande repercussão na imprensa da época e do processo “evolutivo” para o Jiu Jitsu Brasileiro (BJJ), iniciado pelo Mestre Hélio Gracie.

2 – O LIVRO PROIBIDO DO JIU-JITSU – A HISTÓRIA QUE OS GRACIES NÃO CONTARAM/ AUTOR: MARCIAL SERRANO

Marcial Serrano tem um nome sugestivo e não é à toa. É faixa preta desde 1982 do mestre Oswaldo Carnivalle (9º DAN) pela Federação Paulista de Jiu-Jítsu e praticante da Arte Suave desde 1976. É autor de vários manuais e livros sobre o Jiu Jitsu, entre eles O Livro Proibido do Jiu Jitsu – a história que os Gracies não contaram, onde ele faz um apanhado de vários textos de jornais para (re) contar a história do Jiu Jitsu no Brasil. Segundo o autor, há pouco material sobre a origem do BJJ e este livro é a continuação de outro de sua autoria chamado de Géo Omori, O Guardião Samurai (Agbook/2013) – outro livro que eu indico -, no qual ele narra a trajetória do mestre japonês Géo Omori, o “rei das artes marciais mistas”, que chegou ao Brasil no início do século passado e fundou no Rio de Janeiro a primeira escola de Jiu Jitsu e Judô, em 1909.

O Jiu Jitsu era uma arte marcial que, com o passar do tempo, teve as regras e o nome alterados e, como se tivesse passado por um filtro, foi batizado de Judô, separando quase que por completo a luta de solo (Jiu Jitsu) da luta em pé (Judô). A essência do Jiu Jitsu perdurou até originar o Jiu Jitsu Brasileiro, porém, esta é uma fase que em “O Livro Poribido…”, não é contada sob a ótica Gracie. Para construir a obra (e as posteriores) foi reunido muito material histórico sobre o surgimento do Jiu Jitsu Brasileiro, entre eles, notícias que na época discorriam sobre as polêmicas envolvendo a Família Gracie. Neste “debruçar” sobre o tema, Marcial Serrano declara que eles “não seriam tão heróis assim” e “ao contrário do que muitos pensam [o Jiu Jitsu Brasileiro] não foi criado pela família Gracie”.

3 – GRACIE – JIU-JITSU/ AUTOR: HELIO GRACIE

Trata-se de um book fotográfico onde o Mestre Helio Gracie apresenta o legado de sua vida por meio da apresentação de técnicas detalhadas e explicadas passo a passo. No livro também é apresentada a Dieta Gracie e alguns detalhes da sua vida pessoal.

4 – A DIETA GRACIE – O SEGREDO DOS CAMPEÕES/ AUTOR: RORION GRACIE

Dieta da sopa, dieta do carboidrato, da proteína, da água, da Lua, do Sol. Não, esta não é uma dieta qualquer, é a Dieta Gracie. Polêmica como quase tudo que envolve este clã, a Dieta Gracie é fruto de experimentos feitos por Carlos Gracie com a própria família durante 65 anos. Ele encarava a comida como um rito de passagem para a conquista do poder e, mesmo [eu] não tendo noção do que isso significa é inegável que a Dieta continua sendo um sucesso até os dias de hoje e está mais do que provado que além de saudável é eficiente, basta ver o legado de campeões que a seguem e não só os Gracie. Fato, a Dieta Gracie resiste ao tempo, as outras não!

5 – JIU JITSU – MANUAL DO JIU JITSU/ AUTOR: FABIO GURGEL

É um livro ilustrado e explicativo sobre as técnicas básicas do Jiu Jitsu apresentadas por nada menos que Fabio Gurgel, cofundador e atleta da Alliance que pegou a faixa preta aos 19 anos pelas mãos do Mestre Romero Jacaré. Ótima leitura para quem está dando os primeiros passos na Arte Suave.

6 – JIU JITSU BRASILEIRO ARTE DE COMBATE/ AUTOR: MARCEL MARCUS MANHOLI

Focado no lado da defesa pessoal, este livro ilustra situações reais onde o Jiu Jitsu Brasileiro pode ser utilizado.

7 – BRAZILIAN JIU-JITSU/ AUTOR: RENZO GRACIE

É um livro que trata da teoria e da prática do Jiu Jitsu brasileiro. Redigido por Renzo e Royler Gracie, além das informações sobre as técnicas, traz fotos que ajudam no entendimento dos leitores.

8 – BRAZILIAN JIU JITSU/ AUTOR: ALEXANDRE PAIVA

Sem versão em Português, Alexandre “Gigi” Paiva traz este guia com mais de mil fotos de técnicas que ele utilizava nas competições quando aterrorizava os adversários nos tatames. “Gigi” apresenta detalhes sobre os movimentos do Jiu Jitsu Brasileiro Gi e Nogi (com e sem kimono), além de técnicas voltadas para o MMA.

9 – BRAZILIAN JIU JITSU – FOR EXPERTS ONLY/ AUTORES: CARLSON GRACIE E JULIO “FOCA” FERNANDEZ

São 101 posições que os autores dão de presente para os leitores e que foram ensinadas para lutadores de renome como Vitor Belfort, Amauri Bitteti, Murilo Bustamante, Wallid Ismail, Mario Sperry e estrelas de Hollywood como Kevin Costner, Catherine Zeta-Jones e Mickey Rourke. São técnicas eficientes do Jiu Jitsu Brasileiro que agora estão disponíveis para acesso geral, sejam os leitores praticantes ou não, iniciantes ou avançados na Arte Suave. Só tem um detalhe: não tem versão em Português.

10 – JIU-JITSU UNIVERSITY/ AUTOR: SAULO RIBEIRO

Com uma visão considerada por muitos revolucionária no que concerne a ensinar o Jiu Jitsu, Saulo Ribeiro, seis vezes campeão mundial, traz os leitores para dentro da Universidade do Jiu Jitsu e compartilha mais de 200 técnicas que vão do básico ao avançado. Ale´m disso mostra e corrige erros comuns nos movimentos. Apesar de não ter a versão em Português, com este manual o líder da Ribeiro Brothers pretende revolucionar a forma como se ensina o BJJ no mundo.

E você, o que sugere como leitura do esporte? Tem alguma dica bacana? Conta aqui pra gente 😉 Oss!

_____________________________________________________________________________________

Todo lutador de jiu-jitsu precisa preparar o corpo e prevenir lesões com a prática de musculação. Por isso, temos uma parceria irada com a Augusto Haine e você também ganha: 20% de desconto em QUALQUER produto no site. Basta digitar BJJGIRLS na área de compra! Acesse: >> augustohaine.com.br/ <<

augusto haine suplementos

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não