Patrocinando sonhos – conheça o projeto social São Bonifácio JJ


Dando continuidade às nossas matérias sobre projetos sociais, hoje vamos falar sobre o projeto social que eu trabalho: São Bonifácio BJJ. Confira:

Há três anos minha família e eu viemos de “mala e cuia” pra cidade de São Bonifácio, na Serra Catarinense, de colonização alemã, onde jamais tinha-se ouvido falar em Jiu jitsu! Colocamos nossas placas de tatame no jardim, algumas crianças se aproximaram e foram chamando outras. Conseguimos um horário na quadra coberta da cidade, para que em dias de chuva também houvesse treino! E entre improvisos e alegrias, hoje temos um espaço cedido pela prefeitura, onde esta o nosso “dojô”.

Não foi fácil “Giujipsu” virar jiu jitsu por aqui, mas entre “carambotas e  “voaderas” tem muita emoção envolvida! “Brincadeiras no fim do treino”, aqui criamos um projeto social! E, com a ajuda do nosso mestre e amigo Leandro Brassolotto (Atos Rio Claro Lbjj), nos tornamos uma equipe, a São Bonifácio BJJ!!

Com o tempo, treinar com a temperatura de 6°C ja tinha virado rotina, para nós e para outros 44 alunos, divididos por idade, com aulas todos os dias em horários diferentes! E o melhor: gratuitamente! Tivemos campeonatos internos que foram verdadeiros encontros entre amigos. Vimos lágrimas de alegria e sorrisos de tristeza! Pessoas aprendendo a ganhar e a perder, e a se doar ensinando uns aos outros! Aprendemos dia a dia com cada um, e, parece “clichê” dizer, mas cada pessoa foi individualmente especial para o nosso crescimento!

Fizemos viagens para campeonatos. Sim, são viagens! Logo de cara são 1h hora de serra (que alias é linda e, vale cada quilômetro percorrido). Só quem mora longe da capital sabe o valor do suor desses atletas! E neste mês, tivemos tristemente que anunciar que, por motivo de trabalho, teremos que deixar a cidade e o projeto. É muito bom olhar pra trás e saber que dar aulas sem cobrar valor algum, verdadeiramente nos enriqueceu! Porém dizer adeus deixa um vazio enorme no coração, e tudo que não pode faltar se você quiser um projeto social é CORAÇÃO!

Você precisa dar aulas cheias e vazias com amor, precisa ouvir críticas e reclamações e ter muito amor pra lidar com elas. Entrar nisso é preparar aula e não ter aluno, é precisar viajar e ter a academia cheia! Tudo isso fez, uma faixa roxa e um faixa preta!  Sem nosso projeto, nosso sonho não se tornaria realidade e a nossa realidade jamais seria o sonho desses alunos. Assim como o nosso, existem outros projetos sociais no Brasil e no mundo que, sem dinheiro e sem apoio de patrocinadores, formam caráter e grandes atletas. Que de forma independente pagam suas inscrições, suplementos, passagens e tantas outras despesas, em busca do próprio sonho!

Ainda é difícil viver do esporte no Brasil, seja qual for a modalidade, você terá que ter garra e muita, mas muita determinação.

E você, já participou de algum projeto social? Tem vontade de criar um? Conte aqui pra gente 😉

Qual sua reação

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 4

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns pelo projeto….estou envolvido em um projeto voluntário também e sua matéria me deixou com mais vontade de continuar … mais uma vez parabéns!

  2. Parabéns, são iniciativas como está que nos faz ainda ter confiança em um futuro melhor para nosso País. Tenho certeza que vocês escreveram uma linda parte da história das crianças e jovens no jujitsu em Sao Bonifácio.

Patrocinando sonhos – conheça o projeto social São Bonifácio JJ

log in

reset password

Voltar para
log in