Atleta da Semana – Entrevista exclusiva com Isabela Pedroso

Fala galera, tudo bem? No nosso quadro de hoje temos uma pessoa muito especial e que eu já era super fã. Hoje temos uma entrevista exclusiva e muito bacana com Isabela Pedroso, faixa marrom da Abu Brothers Gold Team, de São Paulo, que fala sobre sua trajetória no esporte, rotina de treinos, campeonatos e muito mais. Confira o nosso bate-papo:

BJJ GIRLS MAG: Como e quando começou a treinar Jiu-Jitsu?

BELA: Eu estou no meio das artes marciais desde os 8 anos de idade. Comecei pelo boxe, Muay-Thai, Krav Magá, etc… passei por diversas modalidades e faltava o chão. Uns amigos meus falaram de uma academia que eles treinavam Jiu-Jitsu e eu fui ver qual era. Era a Abu Brothers Gold Team, minha equipe do coração. E mesmo assim, quando cheguei, fiquei treinando só MMA e o submission. Não queria saber de pano… até que meu mestre, hoje meu marido Robert Abu me fez fazer um treino de kimono. “Aí já era”… bichinho do Jiu-Jitsu picou, olhinho brilhou e nunca mais larguei.

BJJ GIRLS MAG: Por que decidiu começar a treinar?

BELA: Decidi treinar pois sempre fui fã de todas as artes marciais. Sempre fiquei fascinada pelo ritmo de treinos intensivos. Meu avô era campeão de “vale tudo” na época, né? Está no sangue.

BJJ GIRLS MAG: Quais as maiores dificuldades enfrentadas por você no esporte, como mulher?

BELA: Eu sempre treinei para mim, mas mesmo assim, acho que a maior dificuldade é ser subestimada pelos homens. Arrumar treino que me desafie, homens que se permitam rolar com as mulheres de igual para igual para a própria evolução de ambos. Estou no tatame de faixa marrom pelo meu talento e dou trabalho para os homens sim. ?

BJJ GIRLS MAG: O que mudou na sua vida depois que começou a treinar?

BELA: Tudo. A filosofia que seguimos dentro do tatame é de extrema disciplina, respeito, boas condutas. São formados verdadeiros artistas marciais, mulheres e homens de caráter forte. E eu levo tudo isso para fora do tatame. O que torna a vida mais fácil. Colha o bem e receba o bem.

BJJ GIRLS MAG: Quais campeonatos já lutou?

BELA: Lutei diversos campeonatos e circuitos Paulistas, Brasileiro, Mundial, com e sem kimono. Já levei ouro, já levei prata, já levei bronze e já não levei nada hahaha. Melhorando e aprimorando a  cada campeonato que eu faço.

BJJ GIRLS MAG: Em quanto tempo você chegou na faixa marrom?

BELA: Cheguei na marrom em 4 anos. E agora estou há 2 anos na marrom.

BJJ GIRLS MAG: Acredita no crescimento do Jiu Jitsu feminino ou acha que essa “onda” de mulheres no esporte é apenas uma moda passageira?

BELA:  Acredito no crescimento do Jiu-Jitsu feminino sim. Essa moda já deixou de ser passageira e virou para muitas uma filosofia de vida, para outras válvula de escape, umas competidoras, outras só pelo fato de se permitir aprender uma arte complexa, bonita e suave.

BJJ GIRLS MAG: Quais as dicas que você dá pra quem está começando?

BELA:  Em primeiro lugar procurar escolas federadas e confederadas junto às instituições idôneas e reconhecidas. Selecionar bem a equipe com a qual você passará mais tempo junto do que sua própria família. Ter um professor/mestre que não se limite em ensinar golpes, torções, quedas, etc., mas sim, “alguém” que consiga lhe transmitir a verdadeira essência da arte marcial, buscando a equalização de Corpo, Mente e Espírito. Perseverar e pegar firme nos treinos, pois é uma caminhada longa, dolorida, mas extremamente gratificante à cada evolução,  à cada rola bem feito, à cada braço levantado em uma luta e o melhor de tudo, você nunca para de aprender. Vale a pena todo o esforço sempre.

BJJ GIRLS MAG: Como é sua rotina de treinos e preparação física?

BELA: Meu primeiro treino do dia se resume em minha preparação física aliado à musculação, treinamentos funcionais, MMA, finalizando sempre com kimono e aprimoramento técnico da arte suave. Meu segundo treino é a noite e faço um treino de forma integral dentro do tatame, jiu jitsu absoluto, onde fazemos o aquecimento e preparação física pesada seguido por técnicas e sempre finalizando com a parte mais aguardada por todos: os rolas!

Bela tem 25 anos de idade e hoje, trabalha unicamente com o esporte. É formada em direito e trabalhou alguns anos na área, mas com o tempo resolveu largar para se dedicar de forma integral à sua paixão. Leva sua vida de forma saudável e sua rotina de treinos como um estilo de vida, inspirando tantas e tantas meninas a seguirem o mesmo caminho. Vale lembrar que domingo agora ela vai estar no Esporte Espetacular, falando sobre gorduras vegetais boas e sobre os seus treinos. Bora conferir!

E você, é apaixonada (o) pelo que faz? Vou ficando por aqui e até a próxima 😉

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através