Jiu Jitsu: um estilo de vida


Jiu jitsu brasileiro é mais do que apenas um esporte, é mais do que uma arte marcial; é uma maneira de mudar a sua vida. Você ouve um monte de gente falar sobre o “estilo de vida Jiu Jitsu”, mas o que isso significa? Será que isso significa que você tenha que treinar o dia todo? Todos os dias? Os benefícios do jiu jitsu brasileiro vão além de qualquer coisa que você pode ver. Muitas vezes são as coisas que você não pode ver que tem o maior impacto sobre seu estilo de vida. Vem com a gente!

Os benefícios físicos

Entre em qualquer academia, converse com alguns dos alunos que estão apenas começando no esporte e pergunte o que tem acontecido com eles. A maioria responderá com coisas como: “Eu perdi muito peso”, ou, “Meu corpo é muito mais flexível agora.”, alguns falam sobre o quanto eles ganharam força ou como eles estão em melhor forma… etc etc. Mas que o bjj vai mudar o seu corpo não pode se negar, e que você pode ver fisicamente o seu corpo mudando a cada dia ou semana, porém o que você não pode ver são as melhorias na sua saúde em geral como resultado de treinamento.

Todo mundo associa o exercício com um olhar. As pessoas querem olhar de uma determinada maneira, normalmente para a estrutura física. Você provavelmente não vai ouvir muitas pessoas dizerem: “Eu treino para baixar o meu colesterol.”, né? Os estudantes raramente caminham visando melhorar seu nível de açúcar no sangue, mas eu sempre digo às pessoas: a melhor parte sobre o exercício é o material que você não pode ver. Tenha isso em mente quando você começar seu treino: Não importa quantas vezes você foi submetido, nem o quanto está cansado; você ainda está fazendo algo positivo para a sua saúde.

Em cima disso, ele também te ensina como usar seu corpo como uma unidade. Em nossa sociedade atual, onde a maior parte do dia é gasto sentado, condução, ou trabalhando em um computador, o organismo desenvolve alguns padrões de movimento estranhos e não naturais. A consciência corporal que o BJJ te ensina é impagável. Com o aumento da consciência corporal, força e mobilidade surgirão em breve. Você não pode ver melhorias na força nas esteiras, mas na sala de musculação você pode ver suas medidas aumentando. Nas esteiras é mais difícil de ver, mas é algo que você pode sentir. Melhorias na mobilidade podem aparecer durante técnicas e exercícios que a princípio eram difíceis de completar, mas agora você é capaz de mover melhor os seus quadris. As melhorias na mobilidade irá mantê-lo no tatame por um longo tempo.

Os benefícios mentais

Além de quaisquer melhorias físicas que venham como resultado do jiu-jitsu são as melhorias mentais que muitas vezes são esquecidas. Primeiro, o processo de aprendizagem de uma técnica requer tanto a atividade mental como faz física. A fim de aprender uma técnica que você deve praticá-la de novo e de novo. Você estudar a técnica exatamente como se fosse um assunto para a escola, e, em seguida, aprender a aplicá-la. É como se estivéssemos estudando para o tão temido vestibular e ter que por tudo que aprendemos em pratica. Aprenda algo dese agora: Se você é do tipo de pessoa que, quando as coisas ficam difíceis você se sente frustrado e desiste, BJJ não é seu esporte.

As coisas nem sempre seguem o nosso caminho, no vestibular ou na vida. Todo mundo tem estresse em suas vidas e o BJJ é um grande alívio do estresse. Depois de um longo dia de trabalho ou na escola, você pode caminhar para a academia e tudo isso vai embora. A última coisa que você quer pensar quando alguém está tentando armlock ou sufocá-lo é sobre seu dia ruim. BJJ requer foco, meus caros! Quando seu instrutor está mostrando uma posição, se você não está prestando atenção você pode perder um detalhe-chave. Esse detalhe chave poderia ser a diferença entre a conclusão do movimento ou obter a guarda passada. Então, nem pisque!

Fora isso, você aprende a ter mais disciplina,  mais respeito ao próximo, à trabalhar sua humildade, sua perseverança, empatia, persistência, alívio do stress e muito mais. Já fizemos aqui um post bem bacana que fala sobre os benefícios do Jiu-Jitsu para mulheres. Há quem diga, inclusive, que quem faz Jiu-Jitsu é mais feliz. Nós aqui concordamos em gênero, número e grau 😉

Conclusão

Academias de jiu jitsu são uma coleção de quase todo tipo de pessoa que você pode pensar – médicos, advogados, estudantes, os empresários, mães, pais e muito mais. Todos os dias eles treinam pela mesma razão – para evoluir. Eles podem não estar pensando muito sobre os benefícios do BJJ ​​que não podem ser vistos, mas não importa se eles podem vê-los ou não – eles estão acontecendo. Para mim, o que você não pode ver é realmente o que o estilo de vida jiu jitsu brasileiro é; e tirar as lições aprendidas sobre o tatame e aplicá-las à sua vida cotidiana.

Qual sua reação

Curtir Curtir
1
Curtir
Amei Amei
2
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 2

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jiu Jitsu: um estilo de vida

log in

reset password

Voltar para
log in