Estudante de Publicidade leva nota máxima em trabalho fotográfico sobre Jiu Jitsu

Fala pessoal, tudo bem?

Ontem recebemos um e-mail muito bacana de Carla Patrícia Castanho – Carla é estudante do 7º período de Publicidade e Propaganda, e é praticante do esporte há 3 anos e mora na cidade de Chapecó/ SC. Carla contou pra gente que tem bolsa integral como atleta na UNOCHAPECÓ, e recebe este apoio na universidade para poder competir. Carla contou também que fez um trabalho para a disciplina de Fotografia,  que lhe rendeu a nota máxima este semestre.

Com o nome de “Pelos olhos de um lutador”, o projeto visa mostrar detalhes do dia-a-dia de treino pelas lentes de um fotógrafo – no caso, Carla. Todo estudante de publicidade tem que estudar algo de fotografia e fazer um projeto sobre – e por que não falar sobre a nossa querida arte suave? O BJJ GIRLS MAG gostaria de parabenizar Carla pelo projeto, que ficou sensacional e muito bonito de ver. Este tipo de trabalho mostra o lado bonito da arte suave que muita gente não vê –  mostrando detalhes que muitas vezes passam desapercebidos durante a movimentação. Para ver as fotos na íntegra, acesse nossa página no Facebook.

Segue o trabalho:

“Pelos olhos de um lutador”

Por: Carla Patrícia Castanho

O editorial a seguir visa promover o Jiu-Jitsu, através de um referencial diferenciado, baseado na visão de cada praticante. “Pelos olhos do lutador” busca mostrar um pouco do esporte de forma diferenciada ao que nos é exposto pela mídia, mostrando através dos olhos de um lutador o sentimento e garra que cada praticante da arte suave vive.

Foi organizado pela acadêmica do Curso de Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, para a disciplina de Fotografia I, como experiência e conhecimento com os equipamentos e a fotografia em si.

Conhecido originalmente como Ju-Jutsu, o Jiu-Jitsu é arte mãe de todas as lutas. Foi criado por monges budistas como um método de defesa pessoal e não de violência. Quando essa metodologia começou a viajar pelo mundo junto com o Budismo, foi sendo adotada por cada nação e dependendo do local virava taekwondo (Korea), MuaiThay (Tailandia), krav-maga (Israel), Sambô (Russia), Judô, Karatê (Japão). O Jiu-Jitsu pode ser praticado de kimono e submission (luta sem kimono). É um esporte muito completo, que abrange a defesa pessoal, parte aeróbia, fortalecimento muscular, controle da força para uso benéfico e o esportivo. Para tanto, em Chapecó, contamos com o apoio da equipe Elite Jiu-Jitsu que é coordenada pelo Professor Ronilson Silva, faixa preta de Judô e Jiu-Jitsu – segundo Dan, o qual é pioneiro no esporte em todo o Oeste de Santa Catarina.

O conceito principal utilizado para a realização das fotos é demonstrar, de forma realista, o sentimento que o atleta expressa quando está lutando. Por muitas vezes ouve-se falar em luta como algo bruto e perigoso, no entanto, o Jiu-Jitsu, caracterizado como arte suave nos repassa muito mais que técnica e conhecimento sobre nós mesmos. A filosofia que envolve o esporte nos permite aprender muito sobre respeito, disciplina, humildade e lealdade, ainda com a possibilidade de desenvolver tranquilidade, equilíbrio e manter o corpo saudável.

Ficha técnica

Fotografia e edição: Carla Patrícia Castanho

Produção: Carla Patrícia Castanho e Thiago Medin

Modelo: Carla Patrícia Castanho e Thiago Medin

Local: Centro de Treinamento da Equipe Elite Jiu-Jitsu Chapecó, junto a Escola Marista.

Equipamento: Nikon D5100 – lentes 18-55mm e 50mm

Novembro/2015

Referências

Como atleta praticante e competidora de Jiu-Jitsu há 3 anos, tenho a arte suave como uma filosofia de vida e, muito me decepciona quando ouço as pessoas falando que o esporte é uma briga, costumo responder a esses comentários com “quem luta não briga”. O Jiu-Jitsu é técnica, é uma forma de equilíbrio entre você e seu oponente – não uma briga de rua. Por isso, resolvi mostrar a forma como vejo determinadas situações enquanto luto.

E você, já fez algum trabalho de escola ou de faculdade sobre o Jiu-Jitsu? Conte aqui pra gente!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através