Jiu-Jitsu comercial X Jiu-Jitsu tradicional – Quanto custa/ pesa a sua faixa?

O Jiu-Jitsu é, antes de mais nada, uma arte marcial que nos ensina defesa pessoal.

Ao iniciar qualquer arte marcial, somos apresentados a um código de conduta. Respeitar a arte suave, nosso mestre, o tatame, nossos companheiros de treino e a nossa faixa. Suamos durante anos para conquistar uma a uma. Muitos, porém, desistem antes de chegar à tão sonhada faixa preta. O percurso não é fácil e a média de tempo para se chegar à faixa preta é de dez anos.

Existem os que procuram um caminho mais fácil: sempre ouvimos por aí casos inacreditáveis de “graduações relâmpago”, mestres que abrem mão do trabalho duro e fazem da graduação um comércio, em que ao invés de se vender o conhecimento, são vendidas graduações. Esses graduam seus alunos sem critério algum, visando apenas o lado financeiro da coisa.

Nos EUA, a situação é ainda pior, pois mesmo com a crescente de mestres migrando para ministrar aulas, é imensa a banalização que ocorre em relação às faixas. Professores que mal sabem o básico do Jiu-Jitsu e que não têm metodologia alguma para ensinar, quando questionados a respeito de sua própria graduação, não sabem o que dizer e chegam a inventar histórias mirabolantes, até mesmo envolvendo algum integrante da família Gracie, para justificar sua faixa. Os alunos, além de passados para trás, se sentem desmotivados e frustrados quando finalmente são apresentados à verdadeira arte.

Conhecemos esta história há muitos anos, mas parece que o fim ainda está distante. Precisamos ser criteriosos e desconfiar de mestres que nos oferecem graus todos os meses e faixas todos os anos. A cada graduação, a responsabilidade aumenta e o amadurecimento em cada faixa é um período necessário para se formar um grande mestre: não há glória sem suor.

No caso do Jiu-Jitsu não é diferente. De que adianta ostentar uma faixa preta na cintura se quando necessário a atitude não confere com o peso que ela tem? A responsabilidade de um mestre é muito grande, afinal ele é espelho de seus alunos e das futuras gerações da arte suave.

Vamos elevar o valor dos verdadeiros mestres que lutaram durante muito tempo e conquistaram com honra a faixa preta que ostentam na cintura. A emoção de ser graduado por um mestre admirado por todos é indescritível e faz toda a jornada valer a pena.

Pensando nos valores do Jiu-Jitsu e nos princípios que aprendemos com os nossos antecessores, deixamos um vídeo bem bacana para refletir. E você, qual o peso da sua faixa?

 

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através